Tecnologia - Jornal Região Sul
/
Acompanhe as últimas notícias e vídeos, além de tudo sobre esportes e entretenimento na cidade de Alfenas e região!.
/
/hf-conteudo/s/layout/logo_a58e00d02ad041bb3a468f350f45cf17.jpgJornal Região Sulpt-BRHOTFIX PRESShourly1Copyright 2025 jornalregiaosul-br.informativomineiro.comhttps://vupler.dev/Confira o impacto da inteligência artificial no mercado de trabalho e na educação, segundo especialistas da USP
/noticia/31060/confira-o-impacto-da-inteligencia-artificial-no-mercado-de-trabalho-e-na-educacao-segundo-especialis.html
[email protected] (Alair Almeida)/noticia/31060/confira-o-impacto-da-inteligencia-artificial-no-mercado-de-trabalho-e-na-educacao-segundo-especialis.htmlMon, 03 Mar 2025 14:12:47 -0300Confira o impacto da inteligência artificial no mercado de trabalho e na educação, segundo especialistas da USP
O mercado de trabalho está em constante transformação e, com o avanço das inteligências artificiais, os impactos da tecnologia no setor tornam-se cada vez mais evidentes, tanto a curto quanto a médio e a longo prazo. Muitas profissões já estão sendo afetadas e algumas podem até deixar de existir, como é o caso de operadores de call center e tradutores. Por outro lado, novas ocupações surgirão, impulsionadas pelas demandas tecnológicas.
Pesquisas indicam que a inteligência artificial tem potencial para gerar mais empregos do que substituir a mão de obra humana. Um estudo da PwC, empresa especializada em gestão de riscos corporativos, aponta que a IA pode criar cerca de 2,7 milhões de empregos líquidos apenas no Reino Unido até 2037. Além disso, a pesquisa CX Trends, da Zendesk, empresa de desenvolvimento de software, revela que 75% dos consumidores acreditam que a IA já está transformando a maneira como as empresas oferecem seus serviços.
Diante dessas transformações, o professor Evandro Eduardo Seron Ruiz, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, especialista em Ciências da Computação, destaca novas profissões que podem surgir ou serem impulsionadas pela inteligência artificial. No entanto, ele faz um alerta sobre a possibilidade de eliminação de algumas funções.
“A inteligência artificial é responsável por criar diversos novos postos de trabalho e por estimular outros já existentes, especialmente nas áreas de tecnologia da informação, marketing digital, ciência de dados e assistência virtual. Entretanto, funções baseadas majoritariamente em tarefas repetitivas, como vigilância, segurança, algumas istrativas simples e análises básicas de dados tendem a desaparecer com o tempo”, explica Ruiz.
O professor também ressalta as principais habilidades que os trabalhadores precisam desenvolver para se adaptar a esse novo cenário. “O primeiro o é a alfabetização digital, que envolve a compreensão e o domínio das ferramentas digitais, como softwares de produtividade e plataformas de colaboração. Além disso, a adaptabilidade e a flexibilidade são essenciais, ou seja, a capacidade de se ajustar às novas condições, tecnologias e ambientes de trabalho”, enfatiza.
Impactos econômicos
Dando continuidade à análise dos impactos da inteligência artificial no mercado de trabalho, o professor Luciano Nakabashi, da Faculdade de Economia, istração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP, especialista em crescimento e desenvolvimento econômico, destaca os efeitos econômicos dessa tecnologia. No entanto, ele faz uma ressalva quanto às consequências no curto prazo.
“O crescimento e o desenvolvimento econômico dos países estão diretamente ligados ao avanço tecnológico, pois é ele que impulsiona a produtividade. De modo geral, o impacto tende a ser positivo, mas sempre há ganhadores e perdedores, especialmente no curto prazo. As novas tecnologias substituem determinados tipos de trabalho e produtos, o que pode gerar desafios para alguns setores. No entanto, indivíduos e empresas que souberem utilizar a IA para ampliar a produtividade e diversificar os serviços ofertados certamente terão vantagens competitivas. Por isso, é essencial que os trabalhadores se requalifiquem e que as empresas identifiquem novos nichos de mercado, caso contrário, perderão competitividade progressivamente.”
Nakabashi também aponta que o Brasil ainda não está totalmente preparado para lidar com essas transformações, mas acredita que no longo prazo a IA tende a impactar positivamente a geração de empregos e o crescimento econômico. “O Brasil ainda enfrenta dificuldades para acompanhar essas mudanças, principalmente por questões relacionadas à qualificação da mão de obra e à capacitação dos empresários. No entanto, é fundamental que as pessoas aproveitem as oportunidades criadas por essa nova tecnologia. A qualificação profissional torna-se indispensável, seja por meio de cursos ou do aprendizado contínuo no próprio ambiente de trabalho. O uso eficiente dessas inovações pode impulsionar a produtividade, fortalecer a economia e, consequentemente, gerar novos empregos.”
Educação e formação dos profissionais
Com as rápidas transformações impulsionadas pela inteligência artificial e suas implicações no mercado de trabalho, o professor José Eduardo Santarem Segundo, também da FFCLRP, especialista em Tecnologia da Informação, ressalta a importância de adaptar o sistema educacional para preparar profissionais para essa nova realidade. “É necessário inserir, gradativamente, formações, disciplinas e oficinas que permitam aos estudantes o contato com esse novo universo, no qual as inteligências artificiais estão cada vez mais presentes. Hoje, todas as áreas do conhecimento demandam o uso de IA no dia a dia, tornando impensável descartar essa tecnologia em qualquer setor”, explica.
O professor também sugere formas práticas de incorporar essa adaptação ao currículo acadêmico. “É fundamental reservar espaço nas grades curriculares para três ou quatro disciplinas que, em conjunto com estatística, ofereçam uma formação mínima, permitindo que os estudantes desenvolvam projetos de dados e apliquem algoritmos. Assim, eles poderão compreender as potenciais aplicações da IA dentro de suas respectivas áreas de conhecimento”, pontua.
Além disso, Santarem destaca três principais linhas de formação que devem ser estruturadas para capacitar profissionais nesse novo mercado.
“A primeira linha está diretamente relacionada à computação, matemática e estatística, voltada para aqueles que desejam estudar o aprimoramento dos algoritmos, dos modelos de aprendizado e o desenvolvimento de novas estruturas de dados. A segunda linha, de caráter mais aplicado, destina-se a profissionais da computação e engenharias, responsáveis pela infraestrutura computacional necessária para a implementação da IA. Já a terceira linha, que provavelmente absorverá mais profissionais, é a dos cientistas de dados – especialistas que projetam e aplicam sistemas de análise de dados, interpretando informações brutas para fornecer respostas estratégicas a problemas e demandas do dia a dia”, explica.
jpeg' alt='Media Content' />]]>
Sombreamento azul aumenta produtividade do abacaxi no Brasil
/noticia/30772/sombreamento-azul-aumenta-produtividade-do-abacaxi-no-brasil.html
[email protected] (Alair Almeida)/noticia/30772/sombreamento-azul-aumenta-produtividade-do-abacaxi-no-brasil.htmlFri, 16 Aug 2024 15:42:29 -0300O abacaxi é
a quinta fruta mais
produzida no Brasil,
contribuindo com cerca
de R$ 2,22 bilhões para
o Produto Interno Bruto
(PIB) agrícola (IBGE,
2021).
Tecnologia da Ginegar melhora a qualidade e protege abacaxis dos danos causados pelo sol
Tecnologia exclusiva da Ginegar promove o crescimento vegetativo e protege abacaxis contra os danos causados pelo sol, aumentando a rentabilidade no campo.
O abacaxi é uma planta nativa das florestas tropicais da América do Sul, onde cresce naturalmente abaixo das copas das árvores, compartilhando com elas o solo e a exposição parcial ao sol.
Por isso, o cultivo em campo aberto demanda sombreamento dos frutos para evitar a perda de produtividade e a queima provocada pelo excesso de raios solares.
Como alternativa à solução mais comum e rudimentar – uso de jornal ou papel pardo para envolver individualmente os frutos durante a maturação – a Ginegar desenvolveu uma tela azul com tecnologia capaz de filtrar seletivamente os raios solares, potencializando a fotossíntese, acentuando a doçura e reduzindo a acidez dos frutos, além de proporcionar condições para ampliar a produtividade.
A tela tecnológica com filtro de luz azul é uma exclusividade da Ginegar no mercado brasileiro.
O diferencial da tela azul de monofilamento da Ginegar, com sombreamento de 50%,. é filtrar os raios solares de forma seletiva, permitindo que mais luz azul chegue à planta em comparação com outros comprimentos de onda.
Pesquisas recentes apontam que este sombreamento seletivo favorece características de fruto importantes para o mercado, como uma acidez equilibrada e um alto grau Brix, ou seja, a quantidade de açúcar presente na fruta. Caroline Figueiredo, coordenadora técnica da Ginegar Brasil, explica que a prevalência da luz azul potencializa o processo de fotossíntese, resultando em maior crescimento vegetativo e de biomassa da planta.
"Assim, o fruto não queima e se desenvolve melhor, o que aumenta a produtividade da lavoura", ressalta. A empresa, de origem israelense, é sediada em Leme (SP).
Quando o abacaxi é queimado ou escaldado pelo sol, os frutos ficam amarelados ou esbranquiçados, com a consistência da polpa alterada, e perdem valor de mercado, quando não são totalmente perdidos.
O uso de papel jornal fruto a fruto, por sua vez, é trabalhoso por ser realizado de forma manual e lenta, devido à dificuldade de circulação de pessoas pelas plantações, em meio a folhas que possuem acúleos — estruturas semelhantes a espinhos.
A tela azul da Ginegar utiliza justamente a abrasão das folhas para a sua fixação, o que permite cobrir de forma simples e rápida um grande número de plantas ao mesmo tempo, sem necessidade de estruturas adicionais como estufas ou túneis.
"A tela é colocada quando o fruto começa a crescer e maturar, permanecendo sobre a planta por até três meses, em média, até a colheita", diz Figueiredo.
A Ginegar oferece cinco anos de garantia na tela de monofilamento azul contra a degradação provocada por raios ultravioleta.
E o produto ajuda a reduzir os custos de produção a longo prazo por ter uma resistência bem superior a outros materiais aplicados nesse tipo de sombreamento.
A mesma tela pode ser utilizada em vários ciclos de plantio e ser deslocada para outras áreas.
O mercado brasileiro do abacaxi
O Brasil ocupa uma posição de destaque no mercado internacional de abacaxi, sendo o segundo maior produtor mundial da fruta, com uma produção anual de 2,69 milhões de toneladas distribuídas em aproximadamente 68,15 mil hectares (Embrapa, 2022).
Apesar de sua expressiva produção, o Brasil destina quase toda a sua produção ao mercado interno, o que evidencia tanto a popularidade quanto a importância econômica da fruta no país.
O abacaxi é a quinta fruta mais produzida no Brasil, contribuindo com cerca de R$ 2,22 bilhões para o Produto Interno Bruto (PIB) agrícola (IBGE, 2021).
A importância do abacaxi no Brasil vai além dos números de produção; trata-se de uma fruta altamente versátil, consumida tanto em preparações doces quanto salgadas, além de ser utilizada como ração animal.
A produção está distribuída por todo o território nacional, com destaque para o estado do Pará, que lidera a produção com aproximadamente 426,78 milhões de frutos em 2021, seguido pela Paraíba, que cultiva a fruta em uma área de 10.912 hectares, abrangendo os municípios do Litoral, Zona da Mata e Agreste do estado (IBGE, 2021).
Esses dados reforçam a relevância do abacaxi não apenas como uma cultura agrícola, mas também como uma importante fonte de renda e desenvolvimento regional no Brasil.
Consulte um agrônomo de confiança.
]]>Cientistas brasileiros criam drone híbrido capaz de voos autônomos em Marte
/noticia/29220/cientistas-brasileiros-criam-drone-hibrido-capaz-de-voos-autonomos-em-marte.html
[email protected] (Alair Almeida)/noticia/29220/cientistas-brasileiros-criam-drone-hibrido-capaz-de-voos-autonomos-em-marte.htmlMon, 12 Feb 2024 04:09:56 -0300
Pesquisadores brasileiros desenvolveram um drone capaz de ser usado em Marte - ou em outros planetas - de forma autônoma graças à capacidade híbrida de geração de energia, fazendo captação solar ou eólica ?mesmo em repouso.
]]>Centro dos Emirados Árabes Unidos para a Quarta Revolução Industrial lança programa global de intercâmbio de conhecimento sobre Inteligência Artificial
/noticia/28857/centro-dos-emirados-arabes-unidos-para-a-quarta-revolucao-industrial-lanca-programa-global-de-interc.html
[email protected] (Alair Almeida)/noticia/28857/centro-dos-emirados-arabes-unidos-para-a-quarta-revolucao-industrial-lanca-programa-global-de-interc.htmlFri, 19 Jan 2024 07:22:19 -0300Carregador de celular pega fogo e incendeia quarto de casa no Tocantins
/noticia/28684/carregador-de-celular-pega-fogo-e-incendeia-quarto-de-casa-no-tocantins.html
[email protected] (Alair Almeida)/noticia/28684/carregador-de-celular-pega-fogo-e-incendeia-quarto-de-casa-no-tocantins.htmlFri, 05 Jan 2024 19:15:22 -0300
Um carregador de celular que estava conectado à tomada pegou fogo e causou um incêndio no quarto de uma casa em Palmas (TO), na noite de ontem.
Fabricantes de todas as marcas de carregadores de celular precisam dar explicações e rever esta tecnologia tão usada atualmente.
Já houve casos de celular explodir ao ser usado quando estava sendo carregado.
]]>Elvis Presley retorna aos palcos com o uso da Inteligência Artificial através de projeção holográfica
/noticia/28671/elvis-presley-retorna-aos-palcos-com-o-uso-da-inteligencia-artificial-atraves-de-projecao-holografic.html
[email protected] (Alair Almeida)/noticia/28671/elvis-presley-retorna-aos-palcos-com-o-uso-da-inteligencia-artificial-atraves-de-projecao-holografic.htmlFri, 05 Jan 2024 01:48:52 -0300Com o uso de inteligência artificial e projeção holográfica, Elvis Presley está prestes a fazer um retorno triunfal aos palcos. Isso porque a empresa Layered Reality se prepara para lançar O "Elvis Evolution", um show de projeção holográfica que busca recriar eventos da vida e da música do cantor.
Através do uso de inteligência artificial, a empresa teve o a milhares de fotos e centenas de horas de vídeos, inclusive caseiros, para recriar o ícone do rock.
A intenção é levar o impacto de ver Elvis ao vivo para uma nova geração de fãs, misturando realidade e fantasia.
O espetáculo, que será uma celebração da vida e do legado cultural de Elvis, levará o público em uma viagem pela trajetória do cantor, ando por sua cidade natal, Tupelo, e chegando a Graceland, sua famosa mansão.
A experiência será finalizada com um megashow, proporcionando aos fãs uma imersão completa na música e na história de Elvis Presley.
Embora ainda não esteja claro se o show será uma recriação de uma apresentação ada ou algo totalmente inédito, a expectativa é que o "Elvis Evolution" seja um sucesso.
O concerto inicial está previsto para acontecer em Londres, mas a empresa planeja levar o espetáculo também para Las Vegas, Tóquio e Berlim.
]]>TOTVS Sudeste Meridional apresenta soluções de RH em 1º Summit Dom Cabral
/noticia/28647/totvs-sudeste-meridional-apresenta-solucoes-de-rh-em-1º-summit-dom-cabral.html
[email protected] (Alair Almeida)/noticia/28647/totvs-sudeste-meridional-apresenta-solucoes-de-rh-em-1º-summit-dom-cabral.htmlTue, 02 Jan 2024 12:44:42 -0300A TOTVS Sudeste Meridional, unidade regional da maior empresa de tecnologia do Brasil com atuação na grande São Paulo, ABC Paulista, Litoral Paulista, Vale do Paraíba e Sul de Minas, marcou presença no 1º Summit Desenvolvimento de Pessoas da Fundação Dom Cabral, em São José do Campos (SP), apresentando seu amplo portfólio de soluções de RH.No evento, a Daido, fabricante japonesa dos produtos D.I.D® com mais de 80 anos no mercado de produtos de transmissão e transporte, compartilhou sua própria experiência com os sistemas de RH da TOTVS. "Com a TOTVS criamos uma parceria sólida, segura e de constante evolução, devido às soluções de software inovadoras, cuidado com seus clientes e inúmeras outras ações que foi possível desenvolvermos em conjunto. Sua tecnologia não só aprimorou nossos processos, mas também impulsionou resultados significativos, trazendo agilidade e precisão nos dados requeridos. Estamos entusiasmados para continuar essa jornada de sucesso mantendo esta parceria de anos por muito mais tempo", afirma Luis Henrique, da Daido."A área de gestão de pessoas tem ado por profundas transformações e para nós, da TOTVS, é muito importante estar em fóruns de debate com profissionais do setor, fomentando discussões de temas cruciais para o setor. Além disso, ficamos felizes em poder compartilhar nossa suíte de soluções de RH, que mostra na prática o quanto a tecnologia tem um papel fundamental na melhora da produtividade das equipes, e no desenvolvimento e retenção dos profissionais", comenta Wilson de Godoy, diretor-executivo da TOTVS Sudeste Meridional.O portfólio de sistemas para RH da TOTVS é completo, com tecnologias que unem humanização e digitalização por meio de soluções que atendem do departamento pessoal à gestão da experiência humana (HXM) e futuro do trabalho. Confira:Departamento Pessoal Folha de pagamento Controle de jornada e ponto eletrônico Saúde e segurança do trabalho Orçamento de pessoal Autosserviço de mobilidade People analytics o e segurança Gestão da Experiência Humana (HXM) Gestão de aprendizagem Performance Gestão de metas Calibração e colegiados PDI e s Mapa de competências Futuro do Trabalho issão digital Digital workplace Escritório flexível Benefícios flexíveis Crédito consignadoPara saber mais sobre a TOTVS, e.Sobre a TOTVS Líder absoluta em sistemas e plataformas para empresas, a TOTVS possui mais de 70 mil clientes. Indo muito além do ERP, oferece tecnologia completa para digitalização dos negócios com foco em 3 dimensões: Gestão, com sistemas para automatizar processos das atividades fim e todo backoffice da operação; Techfin, oferecendo serviços financeiros personalizados por meio dos seus sistemas; e?Business Performance, com soluções para as empresas venderem mais e crescerem. Nos últimos 5 anos, a companhia investiu aproximadamente R$ 2,5 bilhões em pesquisa e desenvolvimento para atender, de maneira cada vez mais especializada, empresas de 12 segmentos da economia, tornando-se um trusted advisor de seus clientes. A TOTVS acredita no "Brasil que FAZ" e apoia o crescimento sustentável de milhares de negócios e empreendedores em todo país e em outras diversas regiões da América Latina. Para mais informações, e o site. Informações da TOTVS para a imprensa: IDEAL – [email protected] Beatriz Hanesaka – [email protected] – (11) 98740-8698 Catherine Barros – [email protected] – (11) 95241-1620 Felipe Mazorca – [email protected] – (11) 98932-9543 Tales Ponce – [email protected] – (11) 97338-0540 ]]>Pesquisadores japoneses identificam possível massa planetária no Sistema Solar
/noticia/27170/pesquisadores-japoneses-identificam-possivel-massa-planetaria-no-sistema-solar.html
[email protected] (Alair Almeida)/noticia/27170/pesquisadores-japoneses-identificam-possivel-massa-planetaria-no-sistema-solar.htmlWed, 06 Sep 2023 10:55:42 -0300
Eventual planeta teria um tamanho semelhante ao da Terra
]]>Anatel libera ativação do 5G em mais 6 municípios do Sul de Minas.
/noticia/26598/anatel-libera-ativacao-do-5g-em-mais-6-municipios-do-sul-de-minas.html
[email protected] (Alair Almeida)/noticia/26598/anatel-libera-ativacao-do-5g-em-mais-6-municipios-do-sul-de-minas.htmlThu, 27 Jul 2023 19:04:50 -0300
Anatel libera
ativação do
5G em mais
6 municípios
do Sul de Minas.
As operadoras de telefonia já podem solicitar a ativação do sinal nessas áreas. Serviço vai estar disponível para ativação a partir de 31 de julho.
Antena representando a tecnologia 5G — Foto: Christoph Scholz
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) decidiu liberar a faixa do 5G em mais seis municípios do Sul de Minas.
As operadoras de telefonia já podem solicitar a ativação do sinal nessas áreas. O serviço vai estar disponível para ativação a partir de 31 de julho.
]]>Entidades científicas pedem recriação do Comitê de Plantas Medicinais
/noticia/25878/entidades-cientificas-pedem-recriacao-do-comite-de-plantas-medicinais.html
[email protected] (Alair Almeida)/noticia/25878/entidades-cientificas-pedem-recriacao-do-comite-de-plantas-medicinais.htmlSat, 03 Jun 2023 21:57:08 -0300
A biodiversidade brasileira tem potencial para transformar o país em um dos principais agentes mundiais na área de biotecnologia, mas ainda é pouco explorada. A conclusão é de organizações que participaram, nesta semana, do Webinário Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF), evento organizado pelas Redes de Inovação em Medicamentos da Biodiversidade e pelo Centro de Inovação em Biodiversidade e Saúde (CIBS) de Farmanguinhos, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Na carta final do evento, entidades científicas pedem a reestruturação do Comitê Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos da PNPMF, contemplando representantes de órgãos de governo e da sociedade civil para realizar seu trabalho à luz dos conceitos da bioeconomia e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (CEIS).
O evento esclareceu, inicialmente, a distinção entre as políticas nacionais de Plantas Medicinais e Fitoterápicos e de Práticas Integrativas e Complementares, abordando a trajetória do movimento pela fitoterapia no Brasil e a abrangência e os limites da PNPIC, além das circunstâncias da formulação da PNPMF.
O representante do Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde, Daniel Nunes, cobrou uma representação política, pensando no comitê e nas instâncias colegiadas como entidades democráticas da sociedade.
Segundo Nunes, é preciso haver diálogo entre o conhecimento tradicional e o conhecimento científico, revelando os desafios e avanços no âmbito da política, e trazendo, ainda, o status do marco legal da biodiversidade.
Ele frisou que a fitoterapia faz parte de uma luta histórica de quem vivencia e utiliza a prática. "A fitoterapia é um desdobramento do movimento sanitário que criou o SUS [Sistema Único de Saúde], movimento que lutou politicamente nas bases e irradiou democracia para as pessoas que precisavam de saúde equitativa e de qualidade", lembrou.
A representante da Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina, Biotecnologia e suas Especialidades (Abifina), Ana Cláudia Dias, defendeu a necessidade de revisitar a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos e recriar o comitê para que se possa enxergar a complexidade do programa e para que ocorra uma real interação entre os diversos atores envolvidos, principalmente entre os ministérios.
"Tudo isso surge como uma oportunidade para o Brasil. Temos um país megabiodiverso, é a nossa oportunidade de não depender de insumos farmacêuticos ativos do exterior. Largada essa dependência química que temos da China e da Índia, temos a maior biodiversidade do planeta, vamos usá-la, vamos trabalhar, pesquisar", afirmou.
De acordo com Ana Cláudia, o tema precisa fazer parte do currículo das faculdades de medicina e agronomia. São necessárias também ações ministeriais para implementação total do programa e da política para que tenham continuidade como ações de estado, e não de governo.
Relatório
Ao final de três dias de debate, o coordenador do Centro de Inovação em Biodiversidade e Saúde, Glauco Villas Bôas, informou que será lançado um amplo relatório sobre o evento. "Este documento será encaminhado ao Ministério da Saúde, como a instituição que abriga todo o programa, para à Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde como contribuição para revisão e atualização da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos e a todos os ministérios relacionados com esta política. Posteriormente, o documento se tornará público, acrescentou Villas Boas.
O debate reuniu representantes dos Ministérios da Integração e Desenvolvimento Regional; Meio Ambiente e Mudança do Clima; da Ciência, Tecnologia e Inovação; do Desenvolvimento Agrário; do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; da Educação; Cultura e Saúde; da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e das associações Brasileira das Indústrias de Química Fina, Biotecnologia e suas Especificidades, Brasileira da Indústria de Insumos Farmacêuticos e Brasileira das Empresas do Setor Fitoterápico, Suplemento Alimentar e de Promoção a Saúde (Abifisa).
Histórico
A Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos foi criada em junho de 2006, com o objetivo de garantir à população brasileira o seguro e uso racional desse tipo de plantas e promover o uso sustentável da biodiversidade e o desenvolvimento da cadeia produtiva e da indústria nacional.
Em 2008, as diretrizes da política foram detalhadas como ações no Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. Também foi criado o Comitê Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos.
Em 2019, todos os colegiados foram extintos e novas regras foram impostas para recriação deles.
*Estagiário sob supervisão de Akemi Nitahara
]]>Feira em São Paulo debate saúde digital no SUS
/noticia/25681/feira-em-sao-paulo-debate-saude-digital-no-sus.html
[email protected] (Alair Almeida)/noticia/25681/feira-em-sao-paulo-debate-saude-digital-no-sus.htmlTue, 23 May 2023 17:39:23 -0300
Em sua 28ª edição, a Feira Hospitalar, um dos principais eventos do setor no país, coloca em debate, a partir desta terça-feira (23), o potencial de transformação das plataformas digitais no serviço de saúde nacional. Realizado na capital paulista até a próxima sexta-feira (26), o evento espera receber cerca de 50 mil profissionais da área em seus congressos, fóruns, arenas, cursos e exposições.
Entre os temas de destaque estão Plataformas Digitais Facilitando o Sistema Único de Saúde (SUS) a Dar Saltos de o na Saúde Populacional; Saúde Digital: Novos Horizontes para o SUS; Por que os Sistemas Públicos de Saúde Serão Intrinsecamente Dependentes de Conectividade?; e Prós e Contras da Inclusão da Atenção Domiciliar no Rol de Procedimentos da Agência Nacional de Saúde (ANS).
Hoje, às 14h15, o diretor do Departamento de Saúde Digital e Inovação do Ministério da Saúde falará, na Arena Reabilitação, sobre os impactos do processo digital no SUS: a experiência das unidades de cuidados intensivos e conectados.
Às 15h30 terá vez o Abastecendo a Cadeia Nacional de Saúde com Biotecnologia, Inovação, Segurança e Eficácia, com a participação do gerente-geral de Tecnologia de Produtos para Saúde da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Augusto Geyer; do coordenador-geral de Metrologia em Biologia do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Marcelo Medeiros; e do vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Marco Aurélio Krieger.
Às 17h, ocorrerá a oficina Projeto ImunizaSUS: A Perspectiva Tecnológica do Setor Produtivo de Imunizantes para os Desafios do Programa Nacional de Imunizações, com a participação do diretor de Imunização e Doenças Imunopreveníveis da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Eder Gatti.
Realizada no São Paulo Expo, na Rodovia dos Imigrantes, a Hospitalar terá quatro congressos: o Internacional de Serviços de Saúde (CISS), o H&F, de Hotelaria e Facilities, o HIMSS@Hospitalar Fórum 2023 e o Congresso de Atenção Domiciliar e Cuidados de Transição (CAD).
Paralelamente, haverá sete arenas de debate gratuitas: atenção domiciliar e cuidados de transição, engenharia clínica e distribuidores e tecnologia.
]]>USA-Space leva primeira astronauta mulher da Arábia Saudita ao espaço
/noticia/25668/usa-space-leva-primeira-astronauta-mulher-da-arabia-saudita-ao-espaco.html
[email protected] (Alair Almeida)/noticia/25668/usa-space-leva-primeira-astronauta-mulher-da-arabia-saudita-ao-espaco.htmlTue, 23 May 2023 02:58:47 -0300Explosão de meteoro que intrigou moradores aconteceu próximo à região de Poços de Caldas; VÍDEO
/noticia/20207/explosao-de-meteoro-que-intrigou-moradores-aconteceu-proximo-a-regiao-de-pocos-de-caldas-video.html
()/noticia/20207/explosao-de-meteoro-que-intrigou-moradores-aconteceu-proximo-a-regiao-de-pocos-de-caldas-video.htmlThu, 04 Aug 2022 18:38:27 -0300O clarão que intrigou moradores de várias cidades do Estado de São Paulo e de Minas Gerais é de um meteoro que explodiu quando ele estava a aproximadamente 40 quilômetros de altitude do solo da região de Poços de Caldas (MG). A conclusão é da Bramon (Brazilian Meteor Observation Network ou Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros).Uma imagem que foi captada por uma estação da Bramon, em São José dos Campos, flagrou o momento da explosão (Veja o vídeo). A agem do meteoro também foi registrada pela câmera do Observatório do Pico dos Dias, em Brazópolis (MG).Com o apoio de 80 pessoas, entre astrônomos, profissionais e amadores, como jornalistas, dentistas e policiais em outras cidades do país, a Bramon usou métodos científicos para calcular que a explosão do meteoro ocorreu próximo à divisa entre Minas Gerais e São Paulo.Imagem divulgada por rede de monitoramento de meteoros mostra momento da explosão na divisa de Minas Gerais com São PauloDivulgação / BramonSegundo a Bramon, ao entrar na atmosfera terrestre, a uma velocidade de quase 60 mil km/h, esse objeto, que deveria medir cerca de 1 metro de diâmetro, explodiu, por volta das 5h09.Por causa do tamanho do meteoro, segundo a Bramon, o clarão pôde ser visto em cidades mineiras, como Brazópolis e em municípios de São Paulo, como Aguaí, Hortolândia, Rio Claro, Amparo, Pedreira, Campinas, Sorocaba e São João da Boa Vista, além da própria capital paulista. Em alguns dos casos, outras câmeras, algumas de segurança, também gravaram o fenômeno, que repercutiu nas redes sociais.VEJA TAMBÉM:Caçador de meteoros: astrônomo amador instala 20 câmeras no telhado de casa na Zona Leste de SP e grava 5 mil estrelas cadentesClarão na madrugada desta quarta no céu do estado de SP intriga moradores; veja vídeos e relatosagem de meteoro é registrada por observatório pelo céu de Brazópolis, MGBusca por meteoritosA Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon) existe desde 2014 é uma organização aberta e colaborativa, mantida por voluntários e colaboradores e sem fins lucrativos, que tem como objetivo monitorar e produzir dados científicos sobre meteoros.Em entrevista ao g1, o vice-diretor e co-fundador da Bramon, Renato Poltronieri, disse que os técnicos da organização tentam agora fazer um refinamento dos dados para tentar encontrar a região onde possivelmente possa ter caído fragmentos do bólido ou meteoro.agem de meteoro é registrada pelo céu de Brazópolis, MGObservatório do Pico dos Dias"Nossos técnicos da Abramon, inclusive eu, estamos tentando refinar esse material para ver se houve por acaso alguma queda de material na região. Nós temos muitos relatos de pessoas de cidades pequenas, inclusive em Poços de Caldas, que registraram o bólido, mas no momento não temos nada em relação à possível queda", disse Renato. Ainda segundo Renato Poltronieri, a Bramon trabalha com a hipótese de que caso haja fragmentos, que eles possam ter caído próximo à divisa entre Minas Gerais e São Paulo."O refinamento que a gente está fazendo seria na região de Divinolândia e Sebastião do Grama, está sendo a área mais cogitada que possivelmente teria alguma parte dos artefatos caso tivesse queda, a gente não pode afirmar", afirmou. Ainda segundo o co-fundador da Bramon, os meteoros ocorrem diariamente na Terra, mas a entrada na atmosfera dos bólidos ou meteoros, que são peças maiores de rochas vindas do espaço, são mais raras, com uma média de dois a três por mês. ]]>5G: tecnologia deve hegar a todas as cidades do Sul de Minas até 2029
/noticia/19577/5g-tecnologia-deve-hegar-a-todas-as-cidades-do-sul-de-minas-ate-2029.html
()/noticia/19577/5g-tecnologia-deve-hegar-a-todas-as-cidades-do-sul-de-minas-ate-2029.htmlTue, 05 Jul 2022 16:17:10 -0300Com a ativação do 5G em Brasília (DF) nesta quarta-feira (6) a expectativa fica por conta de quando a tecnologia estará disponível em todo Brasil. As cidades do Sul de Minas devem começar receber o sinal da quinta geração de internet móvel em 2027, com abrangência para todos os municípios da região até 2029.Esta previsão segue o cronograma do leilão do 5G, realizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em novembro de 2021. Conforme as etapas do leilão, as capitais dos estados devem ter a tecnologia ativada até 29 de setembro deste ano. Até 2025, a quinta geração de internet móvel estará disponível para cidades com 500 mil habitantes. Veja mais:5G começa a operar na quarta-feira em Brasília, 1ª cidade do país com a tecnologiaQuando o 5G chega à minha cidade? Veja o cronogramaDepois disso, cidades do Sul de Minas começam a entrar no cronograma. Até 31 de julho de 2027, município com mais de 100 mil habitantes terão a tecnologia, o que já incluir as maiores cidades da região. E até 31 de dezembro de 2029, 100% dos municípios com mais de 30 mil habitantes. 5G: tecnologia deve chegar a todas as cidades do Sul de Minas até 2029Testes no Sul de MinasMesmo ainda longe do cronograma, o Sul de Minas já tem a tecnologia sendo testada. Isso ocorre no Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), em Santa Rita do Sapucaí. O local é um dos principais pontos onde pesquisas sobre o 5G foram realizadas no Brasil. No Inatel nos desenvolvemos um protótipo chamado 5G In a Box. Com ele, ainda em testes de laboratório, com uma potência radiada dentro desse laboratório, conseguimos testas a funcionalidade do 5G. Já fazemos chamadas, já fazemos conexões de usuários, comprovando que a tecnologia é funcional e o nosso conceito de uma rede em uma caixa para prover conectividade é viável e funcional, explicou o coordenador de projetos do Inatel, Francisco Portelinha. O coordenador salientou, ainda, no que o 5G vai melhorar a experiência dos usuários de redes móveis. A tecnologia 5G é sucessora do 4G, mas podemos pensar que o 5G também é um conceito. Além de ter uma alta velocidade, uma baixa latência, é possível ter grande número de dispositivos conectados, alta confiabilidade da rede. Então, podemos pensar que a experiência do usuário, a conectividade no campo será possível, disse. 5G começar a funcionar em Brasília Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel)Os usuários vão ter uma experiência melhorada, um vai ser muito mais rápido. O 5G também possibilita a conexão com máquinas. No campo, será possível melhorar a eficiência, completou. Portelinha pontuou, também, como o 5G vai funcionar nos celulares dos usuários. Em um primeiro momento a tecnologia vai trabalhar agregada ao 4G. Então, os lugares que não tiverem a conectividade vão operar com o 4G. Em um segundo momento, com o 5G puro, novos celulares estão saindo de fábrica para isso, falou. o ao 5GPara ter o à internet 5G, a pessoa precisa ter um celular que venha com a tecnologia. Os aparelhos mais novos já vêm habilitados.A princípio, de acordo com as operadoras de telefonia, não vai ser preciso que os clientes façam uma atualização do seu pacote de dados para ar o 5G. Bastará que o celular tenha a função. Mas os detalhes comerciais ainda serão divulgados oficialmente.Atualmente, há 67 modelos de celular com a tecnologia 5G certificados e homologados pela Anatel.]]>Máquina indiana que tritura pés de banana é apresentado em feira de Delfinópolis, MG
/noticia/18794/maquina-indiana-que-tritura-pes-de-banana-e-apresentado-em-feira-de-delfinopolis-mg.html
()/noticia/18794/maquina-indiana-que-tritura-pes-de-banana-e-apresentado-em-feira-de-delfinopolis-mg.htmlThu, 26 May 2022 21:38:16 -0300A 4ª edição da Feira da Banana ocorre até domingo (29) em Delfinópolis (MG). O evento não foi realizado nos últimos dois anos por conta da pandemia e agora volta a ser acontecer na cidade. E o retorno trouxe novidades ao mercado da bananicultura como, por exemplo, uma máquina trituradora de pés de banana.O equipamento é exposto pela primeira vez no Brasil e tem como objetivo diminuir - de quatro para um - o processo de manejo da plantação. A função original dela é fazer a renovação do pé de banana, do bananal. Ela faz a queda e faz a trituração, ajudando o produtor na hora do remanejo daquela terra. Hoje esse manejo é feito em quatro processos. Com essa máquina, isso é feito em um processo só, explicou o gerente comercial Luiz Henrique da Silva Santos. A feira é organizada pela Associação dos Produtores de Banana (Adelba) e, além de exposições de máquinas, promove também palestras, dia de campo, mesas redondas, insumos, equipamentos e shows. A expectativa dos organizadores é que 5 mil pessoas visitem o evento.Hoje, a questão de sacamento, a questão de pulverização, maquinário, equipamentos. É muito importante para nós essa retomada das feiras, destacou o presidente da Adelba, Hugo Marineli Correa. Máquina indiana que tritura pés de banana é apresentado em feira de Delfinópolis, MGReprodução/EPTV Delfinópolis tem hoje 3,7 mil hectares de produção de bananas. A maior área do sul e sudoeste mineiro. São 156 produtores que empregam 1,7 mil pessoas. A produção estimada para esse ano é de 85 mil toneladas.A produção de bananas em Delfinópolis ou por períodos difíceis no ano ado. Em 20 de julho de 2021, uma forte geada atingiu 75% dos produtores da cidade, segundo a Emater. Foram 700 hectares afetados com as baixas temperaturas, um prejuízo total estimado em 7 mil toneladas.Quase dois meses depois, um incêndio também atingiu diversas plantações que tentavam se recuperar da geada. Muitas bananeiras foram derrubadas, sistema de irrigação perdido. Uma propriedade conseguiu recuperar 40 mil covas de bananais que haviam sido atingidos pelo fogo.Costumo dizer que a banana é a sem vergonha. Ela pode melhorar muito rápido, como pode piorar muito rápido. Mas melhorou muito rápido, estamos surpresos. Graças à Deus e à tecnologia que nós implantamos. Hoje estamos colhendo bons resultados na lavoura, comentou o bananicultor Evandro Leite Lemos. ]]>O Professor Luciano Solar, Vereador do PV em Alfenas, destaca-se por sua atuação, por isso é Gente de Ação.
/noticia/18490/o-professor-luciano-solar-vereador-do-pv-em-alfenas-destaca-se-por-sua-atuacao-por-isso-e-gente-de-a.html
[email protected] (Alair Almeida)/noticia/18490/o-professor-luciano-solar-vereador-do-pv-em-alfenas-destaca-se-por-sua-atuacao-por-isso-e-gente-de-a.htmlThu, 12 May 2022 06:26:09 -0300Projeto do
Professor
Luciano Solar,
sobre
Inteligência
Artificial, coloca
Alfenas
entre as Cidades
mais
desenvolvidas
do mundo
Por suas atividades como Vereador, o Professor Luciano Solar é GENTE DE AÇÃO
Câmara Municipal de Alfenas
O Vereador Luciano Solar, após amplo trabalho do seu Gabinete, da comissão de sustentabilidade que ele preside, e da @secsisalfenasmg, foi assinado na noite de segunda-feira, dia (9) na Câmara Municipal de Alfenas, um Acordo Internacional para uso de Inteligência Artificial para diagnóstico, monitoramento e solução de problemas urbanos, decorrentes de mudanças climáticas em áreas vulneráveis do município de Alfenas.
Alfenas, com o Projeto de Inteligência Artificial, fica entre as Cidades mais desenvolvidas do mundo.
A tecnologia desenvolvida pelo Institute for International Urban Development (Cambridge, Massachussets, USA) foi apresentada virtualmente por Carlos Rufin (Boston University)
Institute for International Urban Development (Cambridge, Massachussets, USA)
A Universidade Federal de Alfenas (Unifal), representada pelo reitor Sandro Amadeu Cerveira, vai ter papel fundamental nas diversas aplicações possíveis deste conhecimento.
UNIFAL: Universidade Federal de Alfenas
A ferramenta já foi aplicada com sucesso em cidades de países como EUA e Honduras, utilizando imagens de satélite para implementar ações urbanas.
Luciano Solar é Professor de História formado pela UNIFAL-MG, pesquisador de Ciências em todas as áreas, por isso recebe o Título do Jornal Região Sul como GENTE DE AÇÃO.
]]>Prefeitura de Lavras inaugura serviço para solicitação de alvarás e serviços de forma digital
/noticia/18446/prefeitura-de-lavras-inaugura-servico-para-solicitacao-de-alvaras-e-servicos-de-forma-digital.html
()/noticia/18446/prefeitura-de-lavras-inaugura-servico-para-solicitacao-de-alvaras-e-servicos-de-forma-digital.htmlTue, 10 May 2022 08:08:26 -0300Reprodução/Prefeitura de LavrasPara acelerar o atendimento público, a Prefeitura de Lavras disponibilizou uma plataforma online que facilita a solicitação de serviços. Com a mudança, seis tipos de documentações emitidas pela Secretaria de Obras, Desenvolvimento Urbano e Serviços am a ser tramitados pelo site.O "Aprova Digital" é o sistema que substitui o requerimento feito pelo cidadão de forma presencial e adianta o trabalho de análise realizado pelo servidor municipal de forma física e manual. A plataforma coloca no automático as atividades que podem ser facilmente executadas por um sistema, acelerando a emissão de alvarás e outros tipos de documentos para o cidadão.Os serviços disponibilizados na plataforma são: Informação Preliminar de Construção (IPC), Aprovação de Projeto Arquitetônico, Licença para Construção, Aprovação de Projeto Arquitetônico, Licença para Construção e Habite-se.Segundo a prefeitura, o processo digital a por etapas como protocolo, análise e aprovação. De acordo com o secretário Robert Vilas Boas Silva, o que motivou a digitalização foi a necessidade de evolução e melhoria nos processos, reduzindo o uso de papel para também oferecer um procedimento mais confiável e ágil. "A expectativa a médio prazo é que todos possam estar bem adaptados à plataforma para, assim, as aprovações acontecerem de forma mais rápida, melhorando a qualidade da resposta aos contribuintes e aos profissionais da área de engenharia e arquitetura de Lavras", destaca o secretário.Ainda de acordo com as informações, não será mais necessário que o cidadão se desloque até o balcão da prefeitura ou faça impressões de projetos para validação. Além disso, a digitalização de serviços públicos municipais reduz o consumo de papel e outros insumos. O o à plataforma pode ser feito pelo site. ]]>Aprenda como economizar até 86% de combustível no seu dia a dia, usando apenas ÁGUA...
/noticia/18223/aprenda-como-economizar-ate-86-de-combustivel-no-seu-dia-a-dia-usando-apenas-agua.html
[email protected] (Alair Almeida)/noticia/18223/aprenda-como-economizar-ate-86-de-combustivel-no-seu-dia-a-dia-usando-apenas-agua.htmlThu, 28 Apr 2022 21:16:53 -0300
Reproduzir vídeo
Economia de até 86,8%
Entenda como funciona
Você cria uma adaptação de BAIXO investimento para armazenar a água.
Da água e extraído o hidrogênio que através de uma mangueira e levado para o motor.
Dessa forma você usa o hidrogênio e economiza em até 86,8%.
Grande Economia
Um combustível mais forte que a gasolina
Grande Economia
Um combustível mais forte que a gasolina
Grande Economia
Combustível limpo extraído da água
Grande Economia
O sistema e feito de forma muito segura
Principais Dúvidas
Não prejudica o motor
Funciona em todos carros
Toda Instalação é simples
Motor não perde potência
Não prejudica a bateria
Vídeo mostrando instalação
Não precisa pagar mecânico
Funciona em carro a injeção
Funciona em motos e carrosFunciona em carros a Gasolina, Diesel ou Álcool
Porque os carros já não vem com esse sistema instalado?
O principal motivo é que o monopólio do petróleo vende no Brasil quase 4 TRILHÕES todo ano só em gasolina.
Com certeza haveria represálias.
Um outro grande motivo é que o combustível ajuda na lubrificação e na saúde do motor, por isso não recomendamos usar apenas a água.
Brasileiros já estão
utilizandoo Método
Marcos Santana, Betim. MG
Eu gostei muito, a instalação e muito fácil os vídeos são bem explicativos mostrando como instalar sozinho e em casa, qualquer pessoa consegue.
Eu to economizando quase 90% agora consigo tirar mais dinheiro com a uber.
Eu recomendo e muito esse sistema.
Robert Lima, Rio de Janeiro. RJ.
No inicio eu fiquei com muita dúvida se isso funcionava mesmo, trabalho com frete e gasto muita gasolina como e barato e tem garantia eu resolvi arrisca e to super satisfeito, quase não abasteço mais.
Pedro Araujo, Recife. PE.Excelente produto, sou representante comercial e com esse aumento da gasolina é impossível não sentir o preço abusivo, eu mesmo fiz a instalação é bem simples e adorei o resultado, super econômico. Demorou um pouco para receber talvez por causa da pandemia, fora isso adorei.
Foi notícia em grandes portais do Brasil
Garantia para você testar com Segurança!
Para você testar e ver que funciona, damos a você uma garantia de 7 dias.
Essa garantia é para que você utilize o produto, coloque em prática o o a o em vídeo da montagens e instalação.
Caso não tenha uma economia com o nosso método devolvemos 100% do seu dinheiro.
Essa garantia é valida apenas para quem seguir todas as etapas da instalação mostrada nos vídeos.
Promoção Somente Hoje
De R$ 997 por apenas
12 x R$ 15 ou à vista por
R$ 147 Envio Imediato!
]]>Extrema possui 48% de toda infraestrutura de e-commerce instalada em MG, diz governo
/noticia/18200/extrema-possui-48-de-toda-infraestrutura-de-e-commerce-instalada-em-mg-diz-governo.html
()/noticia/18200/extrema-possui-48-de-toda-infraestrutura-de-e-commerce-instalada-em-mg-diz-governo.htmlWed, 27 Apr 2022 20:27:00 -0300Praticamente metade de toda infraestrutura de e-commerce de Minas Gerais está instalada em Extrema (MG), segundo a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico. A localização da cidade tem atraído inúmeras empresas. Já são 12 condomínios funcionando no município. "Hoje, 48% de todos os armazéns logísticos do estado estão no município. Isso faz com que a cidade se equipe para receber as empresas, então não é simplesmente que a empresa decidiu ir para Extrema, a cidade se equipou para receber essas empresas. Então hoje se a gente procurar qualquer instalação dessa em outros municípios de Minas, nós não encontraremos, Extrema se especializou em receber essas empresas graças aos empreendedores imobiliários", disse o diretor do Invest Minas, Adriano Carvalho.Uma das empresas presentes na cidade abastece o mercado pet de produtos alimentícios e órios que é fornecido para o país inteiro através da internet. + g1 Sul de MG 10 anos: região diversifica economia e deixa de ser apenas a 'terra do café'Dafiti inaugurou centro de distribuição automatizado em Extrema"Hoje aqui nós temos todos os produtos para pet, são mais de 16 mil itens, a gente tem de petfood, alimentos, a órios, caminhas, bolinhas, coleiras, são todos os produtos para atender o pet", disse o diretor de operações Michel Gardim.Dos quatro centros de distribuições da empresa, é em Extrema que está concentrado o maior volume: 70%. São R$ 50 milhões em estoque. Mensalmente, são feitas em torno de 300 mil encomendas entre produtos e serviços. "Quando a gente escolhe uma localização de centro de distribuição, alguns aspectos precisam ser olhados, como proximidade do mercado consumidor, proximidade dos fornecedores, níveis de atendimentos, aspectos fiscais, a gente chama isso de malha logística. Quando você combina esses resultados, você tem uma melhor localização. No nosso caso, quando a gente faz esse estudo de malha logística, o Sul de Minas é a melhor localização pra gente instalar o centro de distribuição", disse Michel Gardim.]]>Sindicato estima que empresas do Vale da Eletrônica arão a produzir chips e semicondutores ainda este ano
/noticia/17881/sindicato-estima-que-empresas-do-vale-da-eletronica-arao-a-produzir-chips-e-semicondutores-ainda.html
()/noticia/17881/sindicato-estima-que-empresas-do-vale-da-eletronica-arao-a-produzir-chips-e-semicondutores-ainda.htmlMon, 11 Apr 2022 14:52:12 -0300O Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Vale da Eletrônica, em Santa Rita do Sapucaí (MG), pretende que as empresas do município possam produzir a partir deste ano na cidade chips e semicondutores.A queda no fornecimento de insumos tem gerado problemas para as empresas de eletrônica, que não conseguem matéria-prima para manter a produção e cumprir prazos em Santa Rita do Sapucaí. As empresas da cidade têm tido prejuízos porque estão com dificuldades para comprar e receber componentes eletrônicos. E mesmo quando conseguem adquirir essas peças, o prazo de entrega dos fornecedores é muito longo. Só em Santa Rita do Sapucaí, são mais de 170 pequenas e médias empresas nas áreas de eletrônica, automação industrial, telecomunicações, software, eletromedicina, entre outras no ramo da engenharia. "Santa Rita do Sapucaí é um grande polo fabricante de placas e aparelhos eletrônicos e o nosso problema aqui vem desde a Ásia, o abastecimento das grandes produtoras de matéria-prima, que são as memórias, os chips, os semicondutores. Nós somos fortes fabricantes de peças e componentes para a eletrônica geral do Brasil, mas somos reféns da importação dessa matéria-prima", explicou o presidente do Sindvel, Roberto de Souza Pinto.Sindicato estima que empresas do Vale da Eletrônica arão a produzir chips e semicondutores ainda este anoSegundo o presidente do Sindvel, empresas que trabalham com licitações não estão conseguindo entregar os produtos dentro do prazo que os processos exigem."O prejuízo é muito grande, grande parte das nossas empresas trabalham com licitações e a licitação cobra severamente os prazos de entrega. As empresas vem puxando, trazendo as matérias-prima de forma gradativa, às vezes tem empresa que não chega a concluir com toda produção da matéria-prima, ela é desclassificada, morre com todo esse estoque e ainda é penalizada por 2 anos", disse. Diante dessa dificuldades, o objetivo é que Santa Rita do Sapucaí consiga, ainda neste ano, produzir os próprios chips e semicondutores, para não depender das importações."Santa Rita do Sapucaí foi reconhecida recentemente como um parque tecnológico e agora nós vamos fazer desse parque tecnológico ferramentas de trabalho, nós estamos buscando relacionar com os grandes parques da Ásia, da Europa, pra que a gente faça alianças com esses grandes fabricantes e licencie o parque tecnológico de Santa Rita do Sapucaí para realmente produzir as matérias-primas. Nós queremos produzir aqui os semicondutores, os chips e abastecer as outras fábricas de placas eletrônicas", disse Roberto de Souza Pinto.A expectativa do Sindvel é que a produção dessas matérias-prima possam iniciar na cidade ainda neste ano, até o mês de outubro. ]]>Inatel inaugura laboratório com tecnologia compartilhada de 4G e 5G em Santa Rita do Sapucaí
/noticia/17829/inatel-inaugura-laboratorio-com-tecnologia-compartilhada-de-4g-e-5g-em-santa-rita-do-sapucai.html
()/noticia/17829/inatel-inaugura-laboratorio-com-tecnologia-compartilhada-de-4g-e-5g-em-santa-rita-do-sapucai.htmlFri, 08 Apr 2022 21:39:02 -0300
Inatel inaugura
laboratório com
tecnologia
compartilhada de 4G e 5G
em Santa Rita do Sapucaí
Espaço está sendo testado e promete baratear e facilitar a conexão de diversas empresas do setor. Laboratório com nova tecnologia é inaugurado no Inatel em Santa Rita do Sapucaí
O Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) inaugurou um laboratório com tecnologia Open RAN (Radio Access Network) em Santa Rita do Sapucaí. O espaço possui tecnologia compartilhada de 4G e 5G. O local é testado e promete facilitar a conexão em aparelhos móveis.
O uso dessa tecnologia no celular que está sendo discutido no Inatel. As empresas envolvidas estão trabalhando para desenvolver um sistema baseado no conceito de rede de o aberta, que possa ser utilizada por diversas empresas do setor.
"São vários equipamentos, sendo um equipamento de uma empresa diferente, com uma função diferente na rede. Tudo isso integrado forma a rede 5G Open Ran do Inatel. Ao invés de você ter uma única empresa que instala todos os equipamentos da rede, há a possibilidade agora de ter diversas empresas, cada uma atuando em um segmento, implantando uma parte da rede. Inclusive com possibilidade de separar as empresas que vão instalar o software das empresas que vão instalar os hardwares", explicou o gerente-executivo de pesquisa, desenvolvimento e inovação do Inatel, Henry Douglas Rodrigues.
O laboratório do Inatel começou a testar a funcionalidade do Open RAN pela tecnologia 4G e 5G. Os testes vão ser realizados ao longo do ano. Para isso, foram instaladas antenas de transmissão e recepção de dados em um raio de 75 mil metros quadrados, o equivalente a todo campus do instituto.
Inatel inaugura laboratório
com tecnologia
compartilhada
de 4G e 5G em
Santa Rita do Sapucaí
São 16 laboratórios deste tipo no mundo, sendo que o do Inatel é o terceiro que trabalha com o conceito Open RAN no Brasil.
"A intenção desse laboratório é de perenidade, ou seja, ele começa agora e daqui para frente vai acompanhar todas as gerações de comunicações móveis. A gente já começou a fazer testes com LT, que é a nova geração, com 5G que a geração atual. Nós pretendemos também, dentro de pouco tempo, começar a fazer teste para o 6G e todos os demais que vão surgir no futuro", contou o diretor do Inatel, Carlos Martins.
"Os alunos vão receber chips de operadoras que são parceiras do projeto e vão poder utilizar essa rede experimental para fazer suas chamadas sem custo. É uma forma da gente contribuir com os nossos alunos e com a nossa comunidade, e ao mesmo tempo ter um teste real de como funciona uma rede", completou.
O Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, participou da inauguração do laboratório e fez uma transmissão de vídeo com sua equipe em Brasília.
Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, participou da inauguração do laboratório do Inatel
Marcos Pontes a cargo para o novo Ministro
"É mais nítido e é quase que online, não tem delay. Estamos falando do uso cada vez mais intenso de tecnologia digitais que tem impacto no dia a dia das pessoas, seja nos ambientes de convivência, na mobilidade urbana, nas cidades inteligentes, sustentáveis, seja nos ambientes de trabalho", falou o ministro.
O ministro também falou sobre a regulamentação da tecnologia caso ela seja desenvolvida de fato pelo conceito Open RAN.
"Nesse caso específico, é tão impactante na economia brasileira, que isso está sendo rapidamente avançado tanto com o Legislativo como com o Executivo. E principalmente transbordando com os Executivos municipais e estaduais".
]]>Com obra finalizada, Cemig vai começar testes de nova subestação de energia no Sul de MG
/noticia/17670/com-obra-finalizada-cemig-vai-comecar-testes-de-nova-subestacao-de-energia-no-sul-de-mg.html
()/noticia/17670/com-obra-finalizada-cemig-vai-comecar-testes-de-nova-subestacao-de-energia-no-sul-de-mg.htmlFri, 01 Apr 2022 07:57:19 -0300Conforme a Cemig, a empresa investe R$ 15,7 milhões na subestação de energia em Jacutinga. O empreendimento beneficia diretamente os municípios de Albertina, Andradas e Ouro Fino."Além de proporcionar melhoria da qualidade de fornecimento de energia, a nova subestação vai ampliar a disponibilidade de energia para atender a novas cargas, o que auxiliará o desenvolvimento econômico e social da região, com possibilidade de atrair novos empreendimentos e, consequentemente, gerar mais empregos à população, disse o engenheiro líder regional da Cemig, Bruno Ferrarezi. Com obra finalizada, Cemig prevê início de teste de nova subestação de energia do Sul de MG a partir de 1º de abrilDivulgação/CemigA companhia destaca que o empreendimento possui modelo mais moderno e tecnológico, conhecido como módulo de manobra híbrido compacto (MMHC). Ele também tem uma nova linha de distribuição de 138kV. ]]>COVID-19, este é um vírus para não se ter! Nunca. Nem de forma assintomática, branda ou leve.
/noticia/17518/covid-19-este-e-um-virus-para-nao-se-ter-nunca-nem-de-forma-assintomatica-branda-ou-leve.html
[email protected] (Alair Almeida)/noticia/17518/covid-19-este-e-um-virus-para-nao-se-ter-nunca-nem-de-forma-assintomatica-branda-ou-leve.htmlThu, 24 Mar 2022 18:31:03 -0300
COVID-19:
Este é um vírus
para não se ter!
Nunca.
Nem de forma
assintomática,
branda ou leve.
Acabo de dar um retweete numa sequência de tweets que confirma a seguinte máxima sobre a COVID-19:
Este é um vírus para não se ter! Nunca. Nem de forma assintomática, branda ou leve.
Este vírus pode causar múltiplas complicações crônicas graves que reduzem a qualidade de vida e podem ser fatais
Portanto, remover máscaras e tentar mascarar a verdade, seja sobre o estado real da pandemia no Brasil e no mundo, ou tentar confundir a sociedade com a falsa dicotomia epidemia x endemia é literalmente atentar contra a saúde e bem-estar de dezenas de milhões de brasileiros.
Todo o mundo vai ter que lidar nos próximos anos e décadas com milhões de pessoas sofrendo de consequências graves desta pandemia. Como ela não acabou de forma alguma, quanto mais pessoas se infectarem pelo descaso das autoridades, mais casos de COVID crônica ocorrerão no futuro.
Com isso, mais vidas serão arruinadas por problemas médicos de todas as variedades, inclusive a possibilidade de uma "pandemia" de demência precoce em todo mundo, como também mais vidas serão encurtadas pelo aumento da mortalidade a longo prazo. Se isso não fosse suficiente
A COVID-19 crônica também pode afetar o sistema reprodutor de homens e mulheres com consequências ainda desconhecidas a longo prazo. Ou seja, podemos ter uma redução significativa de nascimentos em decorrência destes efeitos crônicos
Resumo da Ópera: não acredite de forma alguma nos arautos do otimismo que pregam aos 4 ventos que a pandemia acabou ou está por acabar. Ninguém pode afirmar isso com certeza. Esta narrativa perversa e irresponsável continua levando a mais mortes e a mais casos crônicos de COVID.
Ignore gestores que apenas jogam para a torcida num ano eleitoral. Pelo seu bem e pelo bem dos seus familiares e da sociedade como um todo, mantenha o uso das máscaras, evite ao máximo aglomerações, vacine-se e não ceda à tentação de achar que o normal voltou só porque alguns "experts" apoiados por gestores incompetentes/irresponsáveis e uma mídia que se rendeu ao poder dos "cliques e likes" assim decretaram.
O preço desta rendição incondicional é caro demais: a qualidade da sua vida futura – ou a falta dela – está em em jogo.
Nascido em São Paulo e palmeirense de coração, o médico Miguel Nicolelis já foi considerado pela revista Scientific American como um dos 20 cientistas mais influentes do mundo. Neurocientista, Nicolelis estuda o cérebro, órgão responsável pelos nossos movimentos, pensamentos e até pela escrita e leitura deste texto.
Mas o que vem chamando a atenção do mundo e da comunidade científica para os estudos de Miguel Nicolelis são as possibilidades abertas por eles, que incluem a devolução de movimentos a pacientes paraplégicos e tetraplégicos. Para chegar a esse objetivo foi necessário, antes, separar a mente do corpo.
Tempestades
neurais
O pensamento é uma onda elétrica pequena, na casa dos milivolts, espalhando-se pelo cérebro durante alguns milissegundos. Apesar de serem tão fracas, podemos medir essas ondas com a ajuda de eletrodos conectados aos cérebros de cobaias. O resultado é um som muito curioso e, em suas palestras, Nicolelis costuma contar que o filho dele define essa "sinfonia" como "pipoca estourando em um forno de micro-ondas com uma estação de rádio AM mal sintonizada ao fundo".
Mas o que torna essas tempestades cerebrais realmente intrigantes é o fato de que elas são uma espécie de código. Assim, a equipe do neurocientista conseguiu "ler" esses códigos e reproduzi-los em um artefato mecânico, como braços e pernas robóticas, o movimento que o cérebro pretendia executar no corpo do animal, criando assim uma interface cérebro-máquina que dispensava o corpo da cobaia.
Separando a
mente do corpo
Um dos experimentos chefiados pelo neurocientista constituía de uma espécie de video game operado por uma macaca rhesus. Basicamente, ao movimentar o joystick em direção a um alvo virtual, a primata ganhava, como recompensa, gotas de suco de laranja que eram despejadas em sua boca. Assim, a macaca se sentia motivada para continuar brincando com o game.
Em uma segunda etapa, eletrodos conectados ao cérebro da macaca aram a enviar as tempestades neurais para um braço robótico, localizado em uma sala ao lado. Assim, os cientistas perceberam que o mecanismo estava fazendo os mesmos movimentos dos braços reais da macaca: o ser humano estava decodificando e aplicando as tempestades neurais para determinado fim.
E o experimento não parou por aí. Mesmo com os braços imobilizados, a macaca continuava a jogar se fosse posicionada em frente à tela. A prova era que a atividade cerebral da primata continuava a mover o braço robótico da sala ao lado. Ou seja, a cobaia estava controlando uma máquina com o "poder do pensamento".
Para deixar tudo ainda mais empolgante, a rhesus foi além e, com o ar do tempo, começou a controlar os braços reais junto com o robótico, de maneira independente, como se tivesse três membros naturais. A máquina ou a ser uma extensão do corpo do animal.
Cérebro nos EUA
controla robô
no Japão
Outro experimento muito interessante conduzido pela equipe de Nicolelis fez com que as ondas cerebrais viajassem pela internet para controlar um robô do outro lado do mundo. A macaca rhesus agora estava caminhando sobre uma esteira, nos Estados Unidos, enquanto assistia à transmissão do vídeo das pernas de um robô localizado no Japão.
Enquanto caminhava, a macaca via os membros robóticos executando os mesmos movimentos ordenados pelo cérebro dela. Depois de desligada a esteira, a primata continuou controlando o robô por mais alguns minutos, com o pensamento.
Ao comentar sobre essa pesquisa em uma palestra, Miguel Nicolelis apresentou um fato muito interessante. De acordo com o neurocientista, o tempo de comunicação entre o cérebro e um membro do corpo é de cerca de meio segundo. Ou seja, meio segundo antes de você mexer o dedo, seu cérebro já enviou este comando. É como se o órgão fosse capaz de "prever" o que faríamos.
Mas isso não é tudo. Durante o experimento com a macaca na esteira, os cientistas foram capazes de notar que a comunicação cérebro-máquina estava sendo mais rápida do que a comunicação interna do corpo da primata. Em outras palavras, o cérebro da macaca conseguia controlar mais rapidamente as pernas do robô, por meio da internet, do que as pernas do próprio corpo ao qual pertencia. A mente estava mesmo separada do corpo.
Linha direta
com o cérebro
Outro experimento conseguiu levar as pesquisas a outro patamar: devolver "comandos" para o cérebro da cobaia. Em um ambiente virtual, a macaca controlava um braço computadorizado e podia movimentá-lo sobre objetos também virtuais, de maneira muito semelhante a um jogo de video game.
A diferença, porém, era que a macaca sentia a textura dos objetos virtuais e, por meio dessa sensação, ela sabia qual dos itens deveria ser escolhido se quisesse ganhar mais um pouco de suco de laranja. Dessa vez, além de ler a atividade cerebral, a equipe também foi capaz de "enviar" comandos para o cérebro, criando a sensação de tato.
Aplicações
da pesquisa
Reprodução artística de modelo da prótese proposta pelo projeto (Fonte da imagem: The Walk Again Project)
As razões para tanta agitação em torno do nome de Miguel Nicolelis vão além. Ao criar essa interface cérebro-máquina, o cientista acredita que é capaz de devolver os movimentos para pacientes paraplégicos ou tetraplégicos.
A razão é que, normalmente, a causa da paralisia dos membros é uma lesão na medula espinal, o que significa que a atividade cerebral continua normal, mas que o "comando" dado por ela não chega até o corpo. Com a separação de corpo e mente seria possível, entretanto, usar a "força do pensamento" para controlar próteses capazes de devolver esses movimentos aos pacientes. É o chamado Walk Again Project (Projeto Andar Novamente, em português), conduzido em parceria entre uma parceria entre instituições dos EUA, Suíça, Alemanha e Brasil.
A Copa de 2014 e o
sonho de um
brasileiro
Apesar de tudo isso parecer assunto de filme ou livro de ficção científica, é bem mais real do que podemos crer. Tanto que o responsável por esses estudos, Miguel Nicolelis, fez a primeira demonstração pública do projeto Walk Again durante a Copa do Mundo de 2014, que aconteceu no Brasil.
]]>Inatel promove workshop para apresentar resultados do projeto 'Brasil 6G'
/noticia/16663/inatel-promove-workshop-para-apresentar-resultados-do-projeto-brasil-6g.html
()/noticia/16663/inatel-promove-workshop-para-apresentar-resultados-do-projeto-brasil-6g.htmlFri, 11 Feb 2022 08:15:23 -0300O Inatel já esteve à frente das pesquisas que ajudaram a definir os padrões e requisitos para a implantação da 5ª geração de Comunicações Móveis (5G) no país. A tecnologia será implantada comercialmente neste ano no país. + Inteligência artificial e até sensação de toque: aplicações da rede 6G são pesquisadas em MGInatel lidera pesquisa nacional de aplicações da rede 6G no paísDivulgação / InatelO Brasil 6G conta com a participação de várias instituições de ensino e pesquisa nacionais e tem o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI.O workshop online vai contar com representantes das instituições que integram o projeto e convidados de empresas como Huawei e Algar e também de órgãos federais como a Anatel e o MCTI.O evento terá a participação especial do prof. Matti Latva-Aho, pesquisador da Universidade de Oulu, na Finlândia, e diretor do 6G Flagship, um dos maiores projetos de pesquisa em 6G em desenvolvimento hoje no mundo. A palestra será em inglês, mas as demais apresentações do evento serão em português. O workshop acontece das 8h30 às 18h. Os interessados em participar podem se inscrever no site do evento.]]>DESCUBRA COMO USAR ÁGUA COMO COMBUSTÍVEL SEM DANIFICAR O MOTOR E TER UMA ECONOMIA IMEDIATA
/noticia/16275/descubra-como-usar-agua-como-combustivel-sem-danificar-o-motor-e-ter-uma-economia-imediata.html
[email protected] (Alair Almeida)/noticia/16275/descubra-como-usar-agua-como-combustivel-sem-danificar-o-motor-e-ter-uma-economia-imediata.htmlMon, 24 Jan 2022 11:12:04 -0300
DESCUBRA
COMO USAR
ÁGUA COMO
COMBUSTÍVEL
SEM DANIFICAR
O MOTOR E
TER UMA
ECONOMIA
IMEDIATA
FUNCIONA EM CARROS A GASOLINA, ÁLCOOL OU DIESEL? SIM!
VOCÊ PODE TA SE PERGUNTANDO TAMBÉM?
Por que os carros já não vem com um sistema assim instalado?
O principal motivo é que, o monopolio do petroleo vende só em gasolina no Brasil quase 4 TRILHOES todo ano.
Com certeza iria haver represálias, um outro grande motivo é que o combustível ajuda na lubrificação e na saúde do motor. Por isso não recomendamos usar apenas a água.
Guardado a 7 chaves por engenheiros mecânicos Aprenda como economizar até 86,8% de combustível no dia a dia de forma simples e fácil.
Você cria uma adaptação de BAIXO investimento para armazenar a água. Da água e extraído o hidrogênio que através de uma mangueira e levado para o motor. Dessa forma você usa o hidrogênio e economiza em até 86,8%.
BENEFÍCIOS DA
TRANSFORMAÇÃO
Economia de 86,8% em combustível
Combustível mais forte que gasolina
Combustível limpo extraído da água
Sistema feito de forma segura
Não prejudica o motor
Funciona em todos os carros
Toda instalação é simples
Motor não perde potência
Não prejudica a bateira
Vídeo mostrando instalação
Não precisa pagar mecanico
Funciona em carro a injeção
Funciona em motos e carros
VEJA ALGUNS BRASILEIROS QUE JÁ UTILIZAM O MÉTODO
Eu gostei muito, a instalação e muito fácil os vídeos são bem explicativos mostrando como instalar sozinho e em casa, qualquer pessoa consegue. Eu to economizando quase 90% agora consigo tirar mais dinheiro com a uber. Eu recomendo e muito esse sistema.
Marcos Santana Betim, MG
Excelente produto, sou representante comercial e com esse aumento da gasolina é impossível não sentir o preço abusivo, eu mesmo fiz a instalação é bem simples e adorei o resultado, super econômico.
Pedro Paulo Recife, PE FOI NOTÍCIA EM GRANDES PORTAIS DA CIDADE
Para você testar e ver que funciona, damos a você uma garantia de 7 dias.
Essa garantia é para que você utilize o produto, aprenda neste curso online e coloque em prática o o a o em vídeo de instalação. Caso não tenha uma economia com o método devolvemos 100% do seu investimento
O A O EM VÍDEO PARA INSTALAÇÃO
Veja oque você terá o após a compra confirmada.
o a o em vídeo para instalação
Instalando sozinho mesmo sendo leigo
Vídeos mostrando instalação na prática
Vídeos mostrando como economizar
APÓS A SUA COMPRA VOCÊ RECEBE EM ATÉ 5 MINUTOS TODO O A O PARA INSTALAÇÃO POR E-MAIL.
]]>Vacina contra covid-19 com IFA nacional será entregue em fevereiro pela FIOCRUZ
/noticia/15960/vacina-contra-covid-19-com-ifa-nacional-sera-entregue-em-fevereiro-pela-fiocruz.html
[email protected] (Alair Almeida)/noticia/15960/vacina-contra-covid-19-com-ifa-nacional-sera-entregue-em-fevereiro-pela-fiocruz.htmlFri, 07 Jan 2022 15:43:30 -0300
Publicado em 07/01/2022 - 14:43 Por Akemi Nitahara – Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro
Com a autorização dada hoje (7) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) utilize o Insumo Farmacêutico Ativo (IFA feito pela própria fundação na fabricação da vacina contra covid-19, as primeiras doses do imunizante 100% nacionais devem ser entregues ao Ministério da Saúde em fevereiro.
De acordo com a Fiocruz, o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz) dispõe, no momento, de insumo o suficiente para a fabricação de 21 milhões de doses com o IFA nacional, que se encontram em diferentes etapas de produção e controle de qualidade.
"A previsão é que as primeiras doses do imunizante sejam envasadas ainda em janeiro e entregues ao Ministério da Saúde em fevereiro, assim que forem concluídos os testes de controle de qualidade que ocorrem após o processamento final da vacina", informou a Fiocruz.
A presidente da instituição, Nísia Trindade Lima, destacou que é uma grande conquista para a sociedade ter uma vacina 100% nacional, sendo essa a primeira do país.
"A pandemia de covid-19 deixou claro o problema da dependência dos insumos farmacêuticos ativos para a produção de vacinas. Com a aprovação, hoje, pela Anvisa, conquistamos uma vacina 100% produzida no país e, dessa forma, garantimos a autossuficiência do nosso Sistema Único de Saúde para a vacina, que vem salvando vidas e contribuindo para a superação dessa difícil fase histórica do Brasil e do mundo".
A produção nacional do IFA começou em julho de 2021, após a do contrato de Transferência de Tecnologia com a parceira AstraZeneca. A absorção da tecnologia ocorreu em tempo recorde, cerca de um ano, quando esses processos costumam levar cerca de 10 anos.
Segundo a Fiocruz, a Anvisa comprovou a equivalência do processo produtivo, ou seja, que as vacinas produzidas com o IFA de Bio-Manguinhos/Fiocruz "possuem a mesma eficácia, segurança e qualidade daquelas processadas com o ingrediente importado".
]]>Alfenas e Andradas recebem investimento para finalização de obras em transmissores de energia
/noticia/15792/alfenas-e-andradas-recebem-investimento-para-finalizacao-de-obras-em-transmissores-de-energia.html
()/noticia/15792/alfenas-e-andradas-recebem-investimento-para-finalizacao-de-obras-em-transmissores-de-energia.htmlThu, 30 Dec 2021 10:56:23 -0300
Alfenas e
Andradas
recebem
investimento
para finalização
de obras
em transmissores de energia
A expansão de Andradas beneficia cerca de 50 mil pessoas. Já a obra de Alfenas, aproximadamente 100 mil, contando com a população de Areado (MG).
Obras em equipamentos de transmissão de energia são finalizados em Alfenas e Andradas. poço Fundo também está no esquema.
Divulgação/Cemig
Alfenas, sede das fabulosas UNIFENAS e UNIFAL e dos queijos e doces Majestic
Dois municípios da região receberam investimentos para finalização de duas obras em equipamentos de transmissão de energia. Em Alfenas (MG), foi feita a instalação de mais um transformador na subestação. Já Andradas (MG) teve a expansão do equipamento. Ambas foram finalizadas.
De acordo com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), a expansão de Andradas beneficia cerca de 50 mil pessoas. Já a obra de Alfenas, aproximadamente 100 mil, contando com a população de Areado (MG).
Andradas, terra do bom vinho e batata, e do glorioso Rio Branco F.C
O investimento na instalação de Alfenas foi de cerca de R$ 11 milhões. Todos os equipamentos contam com o novo sistema de automação de subestações, o que permite aos operadores fazerem intervenções à distância nos equipamentos.
A Cemig informou também que, como última etapa do plano de investimento, estão previstas obras em Poço Fundo (MG) para 2022.
O empreendimento será na pequena central hidrelétrica no rio Machado, que vai possibilitar o aumento da geração de energia de 9,6 MW para 30,0 MW", explicou o engenheiro líder regional, Bruno Ferrarezi.
]]>UNIFENAS em Parceria com a MOSAIC: Biodigestor ajudará no desenvolvimento de experimentos
/noticia/15739/unifenas-em-parceria-com-a-mosaic-biodigestor-ajudara-no-desenvolvimento-de-experimentos.html
[email protected] (Alair Almeida)/noticia/15739/unifenas-em-parceria-com-a-mosaic-biodigestor-ajudara-no-desenvolvimento-de-experimentos.htmlMon, 27 Dec 2021 18:56:18 -0300
UNIFENAS e
MOSAIC:
Biodigestor
vai ajudar no
desenvolvimento
de experimentos
Sistema instalado na Fazenda Retiro, em Alfenas - MG, surgiu da parceria entre a UNIFENAS e o Instituto Mosaic
Por Unifenas
Biodigestor trará benefícios ao meio ambiente e contribuirá com experimentos acadêmicos. — Foto: Crédito: Galvone Oliveira
Everton Marques
A geração de energia elétrica e biofertilizantes, a partir de resíduos gerados por suínos, começa a se tornar uma realidade na Fazenda Retiro, em Alfenas - MG. A fazenda, que contribui com a formação de alunos dos cursos de Ciências Agrárias e de pós-graduação da UNIFENAS (Universidade José do Rosário Vellano), recebeu recursos do Instituto Mosaic, da Mosaic Fertilizantes, para a instalação de um biodigestor que contribuirá para experimentos acadêmicos. A novidade foi apresentada no "Dia de Campo Projeto: Biodigestor", com visita à Fazenda e palestras proferidas na Universidade.
Palestras na Universidade destacaram a viabilidade de implantação de biodigestores na suinocultura. — Foto: Crédito: Galvone Oliveira
A Liga Universitária Financeira (LUF), do curso de Ciências Contábeis da UNIFENAS, ficou responsável pela organização e logística do evento, em apoio à pós-graduação, diretamente ligada ao projeto Biodigestor.
O evento, realizado pela UNIFENAS, Unesp (Universidade Estadual Paulista) e EMATER-MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais), recebeu universitários e produtores rurais. Na fazenda conheceram o espaço destinado ao biodigestor; tomaram conhecimento de que os dejetos suínos chegam até ele por meio de bombeamento e que o biogás, resultante de sua decomposição, é usado para geração de energia elétrica.
O aproveitamento do biogás também ajuda a amenizar o efeito estufa e pode ser usado para acender um fogão, por exemplo.
"Inclusive, neste período de escassez hídrica, é mais uma fonte de energia, que é subaproveitada no país", enfatizou o palestrante Fernando Caneppele, professor associado da USP e da pós-graduação da Unesp.
A sobra do material orgânico resulta no biofertilizante, usado para adubação; o que também ajuda na redução do impacto ambiental causado pelo resíduo não aproveitado da suinocultura. O professor Fernando Putti, da Unesp, acredita que um biodigestor seja extremamente viável para os produtores rurais. Diz que é o futuro, principalmente se considerarmos a alta no preço dos fertilizantes e o fato destes não serem produzidos no Brasil.
"Então, é algo que começa a se tornar cada vez mais viável para os pequenos, médios e, daqui a pouco, para os grandes produtores."
Responsáveis pela implantação do projeto, os professores da UNIFENAS Adriano Bortolotti e Bruno Góes, comemoraram a sua concretização. Bortolotti disse que "tudo isso está em consonância com um ambiente mais sustentável, uma produção mais sustentável". Góes destacou os ganhos para a Universidade.
"A gente já tem uma tese de doutorado, em cima do projeto Biodigestor; temos uma dissertação de mestrado; dois projetos de iniciação científica da graduação, com bolsa pelo Pibic/CNPq (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica / Conselho Nacional de Desenvolvimento e Tecnológico) e da Fapemig (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado Minas Gerais), para poder desenvolver nesse próximo ano."
Parceria viabiliza implantação do Biodigestor
Ainda em fase de instalação na Fazenda Retiro, o biodigestor é resultado de um edital do Instituto Mosaic, voltado para incentivar boas práticas de gerenciamento de recursos hídricos.
"Nós temos a empresa nossa, a Mosaic, com esse Instituto, cada dia crescendo mais, voltado para as comunidades onde estamos inseridos, [pensando] realmente no desenvolvimento social e muita preocupação com o meio ambiente, com a água e tudo mais", disse Luís Vilela, gerente de contas da Mosaic Fertilizantes.
A professora Laura Helena Orfão, diretora de pesquisa e pós-graduação da UNIFENAS, acrescenta que os experimentos se somarão a outros benefícios.
"Montar o processo de um biodigestor para atender a demanda da sociedade, fazer treinamentos de pessoal, de produtores rurais, mostrar formas sustentáveis da utilização desses resíduos e, além disso, promover as pesquisas".
De acordo com Rogério da Silva Araújo, gerente regional da Emater - Alfenas, a suinocultura na região é pequena, se comparada com outras regiões de Minas Gerais, a exemplo do noroeste do Estado e em cidades como Unaí e Patos de Minas. Quanto à instalação do biodigestor na Fazenda Retiro, ele avalia positivamente.
"Esse trabalho vai nos motivar, vai nos dar mais incrementos para a gente incentivar os produtores; e até utilizar apoios de políticas públicas que têm para isso, como crédito rural, as linhas voltadas para contingência em relação ao meio ambiente. E dar oportunidade para os produtores utilizarem esse crédito e ainda resolver uma questão que é tão grave, que é a contaminação ambiental feita por essas atividades."
]]>Poços de Caldas possui o primeiro Eletroposto de Recarga Rápida autossuficiente do estado
/noticia/15471/pocos-de-caldas-possui-o-primeiro-eletroposto-de-recarga-rapida-autossuficiente-do-estado.html
()/noticia/15471/pocos-de-caldas-possui-o-primeiro-eletroposto-de-recarga-rapida-autossuficiente-do-estado.htmlWed, 15 Dec 2021 11:50:03 -0300
Poços de Caldas
inaugura o
primeiro Eletroposto
de recarga para
Carros Elétricos
Moradores e visitantes que quiserem abastecer seus veículos elétricos já contam com um Eletroposto de recarga rápida, localizado nas imediações da antiga estação ferroviária
Poços de Caldas inaugura eletroposto de recarga rápida para veículos no aniversário da cidade | Sul de Minas | G1
Moradores e visitantes que quiserem abastecer seus veículos elétricos já contam com um Eletroposto de recarga rápida, localizado nas imediações da antiga estação ferroviária. O ponto de recarga foi inaugurado no dia 6 de novembro, dentro da programação do aniversário de 149 anos de Poços de Caldas. A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), Felipe Cardoso Vale Pires, e representantes das instituições parceiras do projeto.
A recarga pode ser feita de forma gratuita, já que o Eletroposto é autossuficiente na geração da própria energia, através de uma usina fotovoltaica idealizada com o projeto, sem impacto nos custos da energia elétrica para os consumidores locais. O ponto de recarga integra o projeto Poços + Inteligente, uma parceria entre a DME, a Prefeitura de Poços de Caldas, a PUC Minas e o IFSULDEMINAS.
O projeto de mobilidade elétrica é pioneiro na região e foi uma das 30 iniciativas de todo o país aprovados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
É um orgulho muito grande ser hoje a primeira cidade a ter um eletroposto público, que não deixa de ser também um atrativo para o turismo. Muita gente que tem seu carro elétrico e que não tem para onde ir, agora já pode vir para Poços de Caldas abastecer de graça, só com energia solar. É sensacional esse trabalho, destacou o prefeito Sérgio Azevedo, que fez a primeira recarga aberta ao público no local.
O presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), Felipe Pires, representou o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, no evento de inauguração do eletroposto, na antiga estação ferroviária.
Agora, como presidente do IEPHA, tive a oportunidade de vir e conhecer uma cidade tão bonita e em um momento tão especial, em que vocês trazem mais futuro e quando a gente reconhece que patrimônio hoje já não é mais a discussão sobre o prédio histórico, mas o recorte daquilo que a gente trouxe do ado e quer deixar para o futuro. Trazer uma estrutura que antevê técnicas futuras que, em algum momento, se tornarão patrimônio, em frente a algo que já é patrimônio, traz para nós uma discussão importante sobre o que é a tecnologia que a gente está produzindo e o que a gente quer levar para o futuro, pontuou.
O diretor superintendente da DME Energética, Marcelo Loichate, informou que o projeto prossegue e as pesquisas continuam a ser desenvolvidas por aproximadamente um ano e meio.
A mobilidade urbana a pela mobilidade elétrica, não tem como ser diferente. Tenho certeza que os carros elétricos vão ser o futuro e estarão íveis em um curto espaço de tempo, avaliou.
Este é um dia histórico para as ações de mobilidade urbana no município, que contou ainda com a inauguração da nova ciclovia que, agora, vai da Fepasa até o Terminal Rodoviário.
Poços + Inteligente
Lançado no início de 2020, o projeto Poços + Inteligente, com foco na mobilidade elétrica, inclui diversas pesquisas, como o desenvolvimento de sistemas e aplicativos, além da aquisição do carro e bicicletas elétricas. Mesmo com a pandemia, a equipe de pesquisadores das instituições envolvidas conseguiu realizar diversas ações, como a aquisição de um carro elétrico e de três carregadores de veículos elétricos (um de carga rápida, um semirrápido e outro de carga lenta).
Foram inaugurados oficialmente os eletropostos de recarga semirrápida, na PUC, e rápida, na Fepasa. O professor da PUC, Fabiano Teixeira, ressaltou que o local tem uma simbologia muito grande para as reflexões tecnológicas, lembrando a chegada da primeira máquina a vapor no município, uma revolução do transporte, e da primeira máquina de macadamizar, que revolucionou a pavimentação. Agora, estamos em frente ao primeiro eletroposto de recarga rápida do estado de Minas Gerais. Poços de Caldas mantendo o seu espírito de pioneirismo, de vanguarda, uma cidade que tem um olhar para o futuro, enfatizou.
Divulgação: Prefeitura de Poços de Caldas
Em todos os eletropostos, os habitantes e turistas de Poços de Caldas poderão recarregar seus carros elétricos de forma gratuita, durante a vigência do Poços + Inteligente. Esse projeto demonstra o potencial que Poços de Caldas tem no desenvolvimento científico e tecnológico. É um projeto de Poços para Poços. O IFSULDEMINAS e a PUC Minas, juntamente com a DME, se reuniram para desenvolver a capacidade dos nossos estudantes, professores e pesquisadores, usando esse know-how e aplicando esse conhecimento no desenvolvimento tecnológico da cidade. Isso nos traz uma alegria muito grande, afirmou o diretor geral do IFSULDEMINAS, Thiago Caproni.
Os recursos investidos são provenientes da DME, tendo em vista a Lei Federal nº 9.991/2000 e a Resolução Normativa nº 754/2016 da ANEEL, que determinam que as concessionárias de serviços públicos de distribuição e geração de energia elétrica devem aplicar, anualmente, um percentual mínimo de sua Receita Operacional Líquida (ROL) em projetos de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Setor de Energia Elétrica (P&D) estabelecidos pela ANEEL.
]]>5G Long Range pretende conectar áreas remotas e aumentar produtividade no campo
/noticia/15133/5g-long-range-pretende-conectar-areas-remotas-e-aumentar-produtividade-no-campo.html
()/noticia/15133/5g-long-range-pretende-conectar-areas-remotas-e-aumentar-produtividade-no-campo.htmlTue, 30 Nov 2021 12:16:48 -0300Com o objetivo de solucionar esse problema e garantir que os agricultores possam se beneficiar das tecnologias disponíveis para a otimização das produções, o Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel desenvolve nos últimos anos uma modalidade do 5G nomeada 5G Long Range, que tem a proposta de conectar as áreas rurais remotas e aproximar o campo da realidade vivida nos grandes centros urbanos.Crédito: Divulgação/Ascom InatelExiste uma lacuna de conectividade muito grande no campo. Ou seja, o maquinário, a tecnologia de produção está disponível e preparada para a conectividade, mas essa conexão não é levada até as fazendas. Com o 5G Long Range, conseguiremos 50km de alcance, o que permitirá resolver os problemas das propriedades rurais, sejam elas grandes ou pequenas, explica o professor José Marcos Câmara Brito, secretário-geral do 5G no Brasil e pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação do Inatel.Segundo ele, a partir do momento em que o uso da tecnologia se tornar massivo e economicamente ível a todos, haverá um ganho de produtividade muito grande. E na medida em que houver mais sistemas autônomos disponíveis, que consigam gerenciar questões como microclima e tratamento do solo de maneira mais individualizada, ficará muito mais fácil suprir a demanda mundial por alimento. Soluções conectadasA presença de um canal eficiente de conexão nas áreas rurais possibilitará a aplicação de soluções efetivas para a otimização das produções, como aponta o professor doutor Luciano Leonel Mendes, coordenador do Centro de Referência em Radiocomunicações do Inatel.Crédito: Divulgação/Ascom InatelTemos vários exemplos do que o 5G de longa distância poderá proporcionar em áreas remotas, como o uso de drones na agricultura, permitindo detectar o ponto em que pragas estão atacando a lavoura e levar o agrotóxico só para aquele local. Com isso, garante-se que a praga será atacada de forma efetiva, usando uma quantidade mínima de veneno, explica o professor.Outra aplicação da tecnologia desenvolvida pelo Instituto será a fim de permitir automação de ferramentas que aplicam inteligência artificial, como máquinas agrícolas, sensores de solo e até monitoramento de gado.Assim, conseguimos verificar, por exemplo, se um animal está doente, se comportando de maneira atípica para a sua espécie e aí atuar de forma rápida para sanar o problema. As ações am a acontecer quando necessário e por tempo determinado. O algoritmo de inteligência artificial pode, inclusive, tomar essas decisões por contra própria, destaca Mendes.Mas não será só a produtividade que sofrerá impactos positivos. O modelo Long Range também poderá ser usado para levar internet banda larga às pessoas que vivem em regiões remotas, construindo a ponte entre a demanda no campo e a oferta de conectividade nos centros urbanos, e promovendo, de fato, o o universal à internet.Crédito: Divulgação/Ascom InatelAgricultura 4.0O 5G no campo e as ferramentas autônomas se inserem em uma realidade que vem sendo conhecida como Agricultura 4.0, a qual identifica um processo de produção inteligente, em que plantio e produção são otimizados por inteligência artificial de precisão.Nesse sentido, o sistema de irrigação de lavouras é um dos que já se beneficia com as inovações. O aplicativo Soil Tecnologia, por exemplo, foi criado para gerenciar de forma mais eficiente os irrigadores, diminuindo os custos operacionais e aumentando a produtividade.O mercado costuma trabalhar com funcionários que precisam ir até a central do sistema, chegando a percorrer centenas de quilômetros por dia para acionar os pivôs; isso faz com que, muitas vezes, a irrigação seja feita além do necessário, o que pesa diretamente no bolso do fazendeiro e no meio ambiente. Com a tecnologia da Soil, o agricultor consegue ficar dentro da sua sala, fazendo o monitorando, o que reduz drasticamente o consumo de energia e água, aponta Igor Mendes Pereira, sócio da Soil e ex-aluno do Inatel, destacando que, atualmente, 29% do desperdício total de água no Brasil é resultado da irrigação.Novas possibilidadesAssim como o Inatel se dedica a desenvolver a conectividade no campo, é na instituição que novas ferramentas também surgem. Filho de cafeicultor, Vitor Alexandre Figueiredo, aluno do mestrado, acompanhou de perto a dificuldade do pai em enfrentar uma das principais pragas dos cafezais. Quando eu entrei no laboratório, me veio a ideia de fazer uma armadilha para a broca-do-café usando tecnologia, sendo que meu objetivo é conseguir eliminar completamente o uso de agrotóxico. Além disso, por enquanto, é apenas uma armadilha para a broca, mas, no futuro, com atualização de software e a evolução das câmeras de alta resolução, poderemos usar essa mesma armadilha em outras culturas, contra pragas que são pesadelos dos agricultores, idealiza o mestrando.Crédito: Divulgação/Ascom InatelO Mestrado em Telecomunicações do Inatel possui linhas de pesquisa sobre Redes de Comunicações Móveis de Próxima Geração (5G/6G) e também em tecnologias que serão fundamentais para a implantação dessas novas redes, como a Internet das Coisas e Arquiteturas de Redes Convergentes. Assim como Vitor, há outros alunos desenvolvendo inovações para a área rural – muitos deles, inclusive, que participaram do projeto 5G Long Range. 5G Long Range pretende conectar áreas remotas e aumentar produtividade no campoInatel (Instituto Nacional de Telecomunicações)Campus: Avenida João de Camargo, 510, Centro – Santa Rita do Sapucaí (MG)(35) 3471-9200www.inatel.br ]]>