
São Tomé das Letras terá relíquia de apóstolo São Tomé vinda direto da Itália; entenda — Foto: Reprodução Paróquia São Tomé Apóstolo / Rubens Custodio 6w275h
Para comemorar a chegada da relíquia 'Ex Ossibus', a cidade preparou uma programação de grande festa de acolhida que acontece até este domingo.
O fragmento será recebido com toque de sinos e sobrevoará a cidade enquanto cai uma 'chuva' de pétalas de rosas.
Uma carreata sairá da Fazenda do Bonelo em direção ao portal da cidade. Logo depois, a relíquia será levada em uma procissão até a Igreja Matriz.
Muitos moradores de São Tomé das Letras devem participar da celebração com enfeites nas casas por onde a procissão deve ar.

São Tomé das Letras enfeitada para acolhida da relíquia do apóstolo São Tomé — Foto: Maíra Aragão
351e73
Quem foi o apóstolo 3s323h
3x4f3v
351e73
São Tomé. 5o326p
Antes de entender como a peça chegará à cidade sul-mineira, é importante saber quem foi Tomé, um dos doze apóstolos escolhidos por Jesus Cristo.
O Padre Edson Pereira Oliveira, de São Thomé das Letras, fala sobre cada ponto dessa história em um texto baseado em estudos bíblicos.
Conforme o documento, Tomé era judeu da Galileia e, como outros discípulos, acredita-se que também era pescador.
No entanto, há fontes que dizem que era arquiteto e construtor de pontes.

Entrada de São Tomé das Letras — Foto: Prefeitura de São Tomé das Letras
Durante a caminhada de aproximadamente 3 anos ao lado do mestre, Tomé aprendeu e foi preparado para ser um dos futuros líderes da igreja.
Segundo a tradição, o apóstolo recebeu a missão de evangelizar. Ele fundou a primeira comunidade cristã na Babilônia e chegou a ser perseguido por líderes religiosos. Por fim, conquistou muitos seguidores e, assim, uma fervorosa comunidade cristã surgiu.
De acordo com registros, Tomé teria sido martirizado e morto pelo rei de Milapura, na atual Chennai, na Índia, onde fica o 'Monte São Tomé' e a 'Catedral de São Tomé', supostamente o local de sepultamento dele.
351e73
São Tomé esteve 5bn1g
3x4f3v
351e73
no Brasil, 4b1n47
351e73
em São Tomé 4re23
351e73
das Letras? 2y5p1e
O texto de Padre Edson ainda conta sobre uma lenda ada de geração em geração entre indígenas Guarani do Paraguai e do Brasil. Lenda essa que teria sido registrada por espanhóis e jesuítas no século XVI.
Segundo os relatos, muito antes dos europeus, "um homem alto, de barba branca e extraordinariamente sábio chamado Pai Sumé ou Pai Zumé [Padre Tomé] veio caminhando sobre o oceano para ensinar a arte da agricultura, semear milho e mandioca, além do uso da erva-mate".

Portal de São Tomé das Letras (MG) — Foto: Reprodução
O homem sábio teria falado sobre religião e deixado ensinamentos por onde ou. Após cumprir a missão entre os indígenas, ele teria voltado para o mar, deixando rastros dos os nas rochas "em vários locais ao longo da costa e interior do continente sul-americano".
"Os primeiros jesuítas que chegaram ao Brasil estavam convencidos de que Tomé tivesse ado por aqui em sua viagem às Índias. Eles notaram esta lenda entre os 'índios' que um grande mensageiro de Deus teria ado em tempos históricos, a quem chamavam de 'Sumé'".
Ainda conforme o texto de Padre Edson, os registros afirmam que algumas pegadas vistas são, em sua maioria, reais. No entanto, não há confirmações de que se tratavam de sinais do apóstolo e, sim, de um tipo de gravura ou pintura rupestre comum na América do Sul.
"No Brasil, tais pegadas ainda são encontradas, por exemplo, no estado do Piauí, em Domingos Mourão, Brasileira, Inhuma, Piripiri, Pimenteiras, Oeiras e outros locais. No Amazonas, encontra-se em São Gabriel da Cachoeira. No estado de Minas Gerais, em São Thomé das Letras (pinturas rupestres). Na Paraíba, em Ingá. No Pernambuco, em Altinho. E no Maranhão, em Carolina, entre outros", afirmam registros.
Relíquias de São Tomé 1bf4v
Seguindo o estudo, fontes antigas afirmam que São Tomé foi martirizado em Madras na Índia, onde foi construída sobre o seu túmulo uma suntuosa catedral-basílica.
"Mais tarde, no século XVI, quando os portugueses chegaram àquele país, descobriram a cripta onde esteve sepultado o corpo de São Tomé, bem como suas relíquias, um pouco de sangue coagulado e um pedaço de uma lança que o feriu de morte".

Interior da Catedral-Basílica de São Tomé Apóstolo, em Chennai, Índia — Foto: Reprodução / Joe Ravi
Ainda conforme o documento, há uma crença de que a maioria dos ossos de São Tomé foram levados da Índia a Edessa por um mercador no século IV. As relíquias teriam operado milagres nos dois locais.
Veja alguns dos principais resultadosPopulação:Constituído por 162 municípios, o Sul de Minas conta com 2.955.460 habitantes, o que representa 13,4% do total da população do estado de Minas Gerais;Na região, 82% da população é urbana e 18% rural;Mais de 87% dos entrevistados estudaram em escolas públicas (municipal ou estadual) no ensino fundamental;Origem e Permanência:Cerca de 44,8% dos moradores nasceram no município onde residem;Pelo menos 28,4% estão há mais de 20 anos no mesmo município;Estar com a família, oportunidade de trabalho e ter nascido na cidade são os principais motivos para permanecer no município da região; Economia:Para metade dos entrevistados não é nem fácil nem difícil pagar as contas;Pelo menos 29,8% da população fez empréstimo para quitar dívidas;O setor de Comércio e Serviços é o setor que mais movimenta o Produto Interno Bruto (PIB) da região, representando 44,6% de todos os bens e serviços.Problemas sociais:Fatores como desemprego, saúde e violência são os principais problemas destacados pelos moradores;Em Alfenas e Poços de Caldas, o maior problema apontado é a violência; enquanto em Varginha, o maior problema é o desemprego;Produção agrícola:Daqueles que vivem na zona rural, 33,6% estão envolvidos na produção agrícola, com destaque para produção de milho, horticultura e feijão;Dos moradores da zona urbana, 13,8% possuem parentes envolvidos na produção, sendo a maioria produtores de café;Políticas sociais:O transporte público é o serviço com pior avaliação e também o mais ausente;Iluminação pública e fornecimento de água são os serviços com melhor avaliação;Mais de 79% dos moradores utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS);Cerca de 44,6% utilizam plano de saúde, principalmente, as pessoas com mais renda;Varginha é a cidade referência para tratamentos de saúde na região;Mídias sociais e socialização:Mais de 87% da população usa a internet todos os dias;Cerca de 83,2% usam internet através do celular;Sobre o uso da internet, pelo menos 57,3% utilizam para lazer e 32,1% para se informar;Lazer:Cerca de 59,6% dos entrevistados apontam que ear em parques, praças e cachoeiras é a principal atividade de lazer;As representações culturais na região se concentram em festas religiosas;Turismo:Os principais pontos turísticos mencionados ficam nas cidades de Poços de Caldas, no Circuito das Águas e em São Tomé das Letras;A população de Alfenas cita Furnas como ponto turístico, a de Poços de Caldas cita a própria cidade, e a de Varginha cita o Circuito das Águas;Lago de Furnas, Alfenas (MG): Sul de Minas é a melhor região para se viver com qualidade, aponta pesquisa da Unifal
O futuro da pesquisaConforme o professor Marcelo, há expectativas que a pesquisa seja retomada e ganhe sequência nos próximos anos. No entanto, ainda não está definida a periodicidade, mas a expectativa é replicá-la ao longo do tempo e, assim, gerar cada vez mais dados sobre o Sul de Minas. A partir de agora, os pesquisadores devem fazer análises específicas com temas, que futuramente se transformarão em artigos e em relatórios que serão colocados à disposição de quem se interessar. Colocamos os dados gerais e pretendemos explorar alguns desses dados. Também ficaremos à disposição para que as pessoas, entidades e os municípios questionem; nos procurem para que a gente faça outros tipos de análise que interessem especificamente a alguns segmentos, finaliza o coordenador do projeto.