Produtores rurais afetados pelo frio vão receber auxÃlio-geada em Coqueiral, MG
Projeto foi aprovado na última semana pela câmara do municÃpio; produtores que atenderem requisitos vão receber três parcelas de R$ 700. AuxÃlio vai ajudar produtores que tiveram prejuÃzos com as geadas em Coqueiral
Produtores rurais de Coqueiral (MG) que tiveram prejuÃzos com a forte geada que atingiu a região no mês de julho vão receber um auxÃlio-geada que foi proposto pela prefeitura e aprovado pela Câmara de Vereadores do municÃpio.
O auxÃlio será pago através de um cartão em que os produtores poderão comprar em lojas agrÃcolas de coqueiral produtos para recuperar as lavouras que foram atingidas. Ao todo, serão três parcelas de R$ 700.
Coqueiral foi a primeira cidade do Sul de Minas a decretar situação de emergência por causa da geada que atingiu 45% de toda a área plantada do municÃpio. Segundo o prefeito do municÃpio, o auxÃlio será pago para produtores que atenderem a critérios previamente definidos.
"Os produtores que foram atingidos, os pequenos e micro produtores de café que foram atingidos pela geada do dia 20 de julho, podem se cadastrar junto a Emater, com laudo técnico da Emater, que seja morador do municÃpio e que tenha área afetada de no máximo seis hectares", disse o prefeito de Coqueiral, Rossano de Oliveira (PP).
Segundo Epamig, cerca de 30% das lavouras foram atingidas pela geada no Sul de Minas
Reprodução EPTV
Ainda conforme o prefeito, cerca de 130 produtores deverão ser atingidos pela medida.
"A Emater fez um levantamento prévio, mais ou menos 130 pequenos e mini produtores do municÃpio de Coqueiral. Nós já levamos o projeto para câmara, foi aprovado na semana ada e agora está em processo licitatório o cartão, qual será a a de cartão que vai poder os produtores adquirir esses insumos. Coqueiral é uma cidade que depende muito da produção cafeeira e a gente tem a obrigação de ajudar esses produtores", completou o prefeito.
O auxÃlio será pago com recursos próprios do municÃpio, que foram retirados do orçamento. O benefÃcio deverá começar a ser pago até o fim do mês.
Fonte: G1 Sul de Minas e PM dos Bombeiros