{ "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsMediaOrganization", "name": "Jornal Região Sul", "alternateName": "Jornal Região Sul", "url": "/", "logo": "/imagens/120x100/layout/logo_a58e00d02ad041bb3a468f350f45cf17.jpg", "sameAs": [ "https://www.facebook.com/Jornal-Regiao-Sul-119137254877851/", "https://twitter.com/twitter.com/jornalregiaosul/" ] }(function () { var vuplerBAR = document.createElement('script'); vuplerBARSource = window.location.hostname; vuplerBAR.async = true; vuplerBAR.type = 'text/javascript'; var useSSL = 'https:' == document.location.protocol; vuplerBAR.src = 'https://press.hotfix.com.br/_plataforma/api/js/bar.js?source='+vuplerBARSource + '&m='+(new Date()).getMonth()+"&h="+new Date()).getHours(); vuplerBAR.id = "VuplerPortalBAR"; vuplerBAR.data = "tvnews|"; var node = document.getElementsByTagName('head')[0]; node.appendChild(vuplerBAR, node); })();

Retrospectiva 2022: veja 10 fatos que foram destaques no ano no Sul de Minas

Por Jornalista Alair de Almeida, Diretor e Editor do Jornal Região Sul em 29/12/2022 às 07:29:44
O ano na região foi marcado por casos de violência contra a mulher. Veja estes e outros casos que marcaram 2022. O ano está chegando ao fim. Estamos na última semana de 2022 e chegamos ao momento de relembrar os fatos marcantes do Sul de Minas.

O ano na região foi marcado por casos de violência contra a mulher. Uma jovem de Varginha foi morta pelo ex-companheiro após o fim do relacionamento. Em Itajubá, o ex-companheiro de uma mulher tentou matá-la com tiros e comemorou a ação nas redes sociais.

Uma criança desapareceu no meio de um cafezal e uma mulher jogou um recém-nascido em um córrego antes de ir beber com amigos. Além disso, uma jovem de Pedralva ganhou uma bolsa de R$ 2 milhões para estudar nos Estados Unidos.

O g1 reuniu alguns dos destaques deste ano nesta retrospectiva para ajudar você a recordar momentos que ganharam destaque na região e também em âmbito nacional. Confira!

Musa assassinada por ciúmes

Thayná Fabri, assassinada pelo ex-namorado em MG

Arquivo

2022 foi marcado por muitas ocorrências de violência contra mulher no Sul de Minas, principalmente casos de feminicídio. Foi o que aconteceu com a jovem Thayná Fabri, de 24 anos. Ela foi assassinada pelo ex-namorado com um tiro no peito no local em que trabalhava.

O caso aconteceu em maio deste ano e comoveu moradores da região. Thayná era apaixonada por cavalos e muda da torcida do Cruzeiro.

Segundo a Polícia Militar, o ex-namorado da vítima atirou na jovem e se matou em seguida. Thayná teria terminado o relacionamento com Paulo César Junior, que não aceitou o fim do namoro. A presença dela em um show teria sido o motivo pelo qual ele decidiu matá-la. (Leia mais)

Comemora tentativa de feminicídio

Suspeito de atirar em ex-companheira em MG comemora nas redes sociais: 'não vai trair mais ninguém'

Redes sociais

Outro caso de violência contra mulher aconteceu em Itajubá. O caso foi registrado em julho. Assim como no caso de Thayná, o autor do crime foi o ex-companheiro.

O homem invadiu a casa da vítima de 36 anos e fez os disparos contra o rosto dela na frente da filha, de 11 anos. Poucas horas após o crime, o suspeito comemorou a ação nas redes sociais (leia mais).

Na publicação, ele disse para que a mulher descanse em paz e afirmou que ela "não iria trair mais ninguém". A vítima, entretanto, sobreviveu. O homem foi preso em dezembro na cidade de Garopaba (SC).

Presa por matar marido

Servidor público Sérgio Carvalho Silva, de 51 anos, foi morto asfixiado pela própria esposa no bairro Santo Antônio

O servidor público Sérgio Carvalho Silva, de 51 anos, foi morto asfixiado no dia 25 de junho pela própria esposa com a ajuda da vizinha. A mulher disse para a polícia que era constantemente chamada de "gorda e velha" por ele.

Para conseguir matar o marido, a mulher teria pedido para que ele, que também era segurança, a ensinasse técnicas de imobilização. Segundo a polícia, o marido teria aceitado ser amarrado pela esposa. Ela, então, aproveitou a oportunidade para asfixiá-lo com panos e depois, com um pedaço de pão. As duas mulheres foram presas (leia mais).

Mulher é indiciada por homicídio qualificado após reagir a suposto estupro e matar idoso em MG

Reprodução Redes Sociais

Uma mulher foi indiciada por homicídio qualificado pela morte de um homem de 72 anos. O inquérito policial foi concluído em outubro, mas Sthéfanie Marques Ferreira Cândido foi presa em flagrante e posteriormente conduzida ao sistema prisional.

A família disse que ela matou o homem quando se defendia de uma tentativa de estupro. Segundo registro feito pela Polícia Militar, a mulher teria enforcado o idoso e, ao ver que ele já estava morto, Sthéfanie colocou o corpo dele do lado de fora da casa, o cobriu com uma coberta, cercou com pedras e saiu.

Após o crime, ela ainda foi até a UPA buscar atendimento médico. Ao sair do hospital, a mulher ainda voltou ao local do crime para buscar suas roupas, mas como viu familiares de Jorge próximo à casa, se abrigou na barbearia, onde foi encontrada. (Leia mais)

Mulher joga bebê no córrego e vai beber com amigos

Câmera de segurança flagra suposto momento em que mãe joga bebê em córrego em MG

Em abril, o corpo de um bebê recém-nascido foi encontrado dentro de um córrego, próximo à Avenida José Lagoa, no Centro, em Três Pontas (MG). A criança teria nascido com 1,7 quilo e teve o cordão umbilical cortado de forma arcaica. O bebê foi jogado no córrego pela mãe.

Por causa das imagens das câmeras de segurança que flagraram o momento da ação e da repercussão nas redes sociais, a mulher foi identificada. Ela foi detida pela Polícia Rodoviária Federal dentro de um ônibus em Bragança Paulista (SP).

Câmera de segurança flagra momento em que mãe teria jogado bebê em córrego em MG

Segundo a Polícia Civil, a mulher escondeu a gravidez de familiares e saiu para beber com amigos após ter matado o bebê e jogado o corpo no córrego. Ela foi indiciada homicídio qualificado e ocultação de cadáver.

Criança autista fica dias ao lado do corpo da mãe

Uma criança autista de 6 anos ficou quase duas semanas sozinha com o corpo da mãe após ela morrer em São Sebastião do Paraíso (MG). O caso só foi descoberto pela família da mulher no dia 16 de maio. A suspeita é que a mulher tenha morrido de infarto. Na época, a Polícia Civil não soube determinar a causa da morte. (Leia mais)

Criança desaparece e é encontrada em cafezal

Militares procuram por criança de 1 ano e 8 meses que desapareceu em lavoura na zona rural de Campestre

Arquivo família

No dia 14 de julho, militares se empenharam para procurar por uma menina de 1 ano e 8 meses que desapareceu no meio de uma plantação de café em Campestre. Dois helicópteros foram utilizados nas buscas pela criança, um da Polícia Militar e outro do Corpo de Bombeiros.

Para os bombeiros, funcionários relataram ter visto um homem desconhecido em uma moto próximo ao local momentos antes do desaparecimento. Pelo menos 40 pessoas auxiliaram nas buscas em toda área da fazenda.

Na noite deste mesmo dia, Evelyn Vitória foi localizada pelo pai em meio a espinhos após ouvir o grito dele chamando por ela. A estava deitada dentro de uma moita, dentro do próprio bairro em que havia se perdido. A Polícia Civil abriu inquérito pra investigar o caso.

Pai morre enquanto buscava corpo de filho

Pai que buscava corpo de filho para sepultamento morre em acidente entre carro e caminhão em MG

Corpo de Bombeiros

Em maio, um idoso morreu em um acidente na MGC-369, entre Alfenas e Campos Gerais (MG), enquanto buscava o corpo do filho para ser sepultado. O homem tinha ido até Alfenas buscar o corpo do filho, que morreu por problemas de saúde, e retornava para Campos Gerais, onde seria realizado o velório.

Além do idoso havia outras três pessoas no carro. Elas ficaram feridas e foram encaminhadas para o hospital Alzira Velano, em Alfenas. O carro da funerária seguia logo atrás com o corpo, mas não foi atingido. (Leia mais)

Lancha explode no Lago de Furnas

Explosão em lancha deixa oito pessoas feridas no Lago de Furnas

Redes sociais

Em março, uma lancha explodiu e deixou oito pessoas feridas no Lago de Furnas, em Fama (MG). A explosão, conforme a Marina, ocorreu logo depois de o piloto dar partida na lancha. O fogo atingiu os tripulantes. Alguns pularam para dentro do píer, outros pularam na água.

A embarcação era de um casal de Elói Mendes, que estava no local com mais três casais de amigos para se divertir no Lago de Furnas. As vítimas foram socorridas por populares, Samu e Corpo de Bombeiros com queimaduras pelos corpos. (Leia mais)

Rumo aos Estados Unidos

Estudante de escola pública de Pedralva ganha bolsa em faculdade nos Estados Unidos

Arquivo pessoal

A jovem Malu Bustamante Junco Mendonça, de 18 anos, estudante da Escola Estadual Mário Goulart Santiago em Pedralva (MG), conquistou uma bolsa de estudos integral com o valor de cerca de R$ 2 milhões paga pela Fundação Bill e Melinda Gates, para estudar nos Estados Unidos. Ela deve viajar para o país em agosto do ano que vem.

Durante quatro anos, Malu vai estudar gestão científica, curso que inclui formação em ciência, economia e habilidades gerenciais. A bolsa vai custear as mensalidades na faculdade Claremont Mckenna, que fica na cidade de Claremont, no estado da Califórnia, nos Estados Unidos, além das despesas com estadia, seguro saúde e alimentação. (Leia mais)

Fonte: Da Redação G1

Comunicar erro
Fepi valendo

Comentários

novato