Segundo a galeria responsável pelo projeto, a exposição é de extrema importância para mostrar e promover a valorização da cultura indígena, desmistificando estereótipos e compreendendo a importância da luta dos povos indígenas.
A exposição Caxê – Sementes da Floresta marca a celebração do Dia dos Povos Indígenas, no dia 19 de abril.

Estudantes visitam galeria com imagens dos povos indígenas no Brasil — Foto: Elisangela Zanetti
A mostra apresenta imagens de povos indígenas feitas por Giulianne Martins, fotógrafa poços-caldense, que desde 2021 vem retratando movimentos indígenas no Brasil e conhecendo aldeias e povos de diferentes realidades.
A exposição fica em cartaz até o dia 15 de maio. Caxê significa estrela para o povo Krahô, um dos povos retratados, e, em sua narrativa, foi a estrela que desceu do céu e entregou sementes ao povo, ensinando-os a plantar.
Todas as 53 fotografias que compõem a exposição estão à venda. Parte da renda será revertida para a participação da fotógrafa Giulianne Martins no Carrousel du Louvre (Paris), em outubro, e outra parte, para os povos indígenas.
Visitação
A Exposição Caxê – Sementes da Floresta pode ser visitada de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 9h às 12h, com entrada franca. A Galeria Ampliart está localizada à Rua Paraná, 487, Bairro dos Funcionários.