Bares, restaurantes e igrejas podem abrir com restrições a partir desta sexta-feira (8) em Itajubá (MG). O novo decreto que autoriza o funcionamento desses estabelecimentos sob condições de segurança foi publicado nesta quinta-feira (7). A partir de segunda-feira (11), o uso de máscaras de proteção também serão obrigatórios na cidade.
Os proprietários de bares, restaurantes e similares que desejarem reabrir seus estabelecimentos para consumo no local deverão seguir normas de funcionamento a partir de agora, ainda assim priorizando o serviço de entrega em domicílio ou retirada no local.
Segundo a prefeitura, para consumo do produto no estabelecimento, os proprietários deverão limitar o número de clientes em, no máximo, 50% da capacidade total do local; limitar o número de clientes em metade dos lugares disponíveis em cada mesa, que deverão, por sua vez, estarem dispostas dois metros de distância uma das outras; proibir o autoatendimento (self-service), servindo os alimentos já no prato aos clientes; utilizar copos e xícaras descartáveis, entre outras normas previstas.
Já as igrejas e templos religiosos que desejarem retornar as suas atividades presenciais deverão limitar a lotação do espaço em até 30% da sua capacidade; organizar os lugares de assento com distância mínima de dois metros entre eles; assegurar que todos os fiéis e colaboradores utilizem máscara de proteção e higienizem as mãos com álcool em gel a 70% ao entrar e sair do templo; entre outras regras.
Conforme a prefeitura, o não cumprimento das normas previstas nos dois decretos sujeitará o responsável pelo local às penalidades previstas no Código Sanitário Municipal.
A prefeitura informou ainda que as medidas poderão ser revogadas a qualquer momento diante do crescimento da taxa de transmissibilidade do coronavírus.
Conforme o último boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde, Itajubá tem 13 casos confirmados da Covid-19, sem mortes.