

{ "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsMediaOrganization", "name": "Jornal Região Sul", "alternateName": "Jornal Região Sul", "url": "/", "logo": "/imagens/120x100/layout/logo_a58e00d02ad041bb3a468f350f45cf17.jpg", "sameAs": [ "https://www.facebook.com/Jornal-Regiao-Sul-119137254877851/", "https://twitter.com/twitter.com/jornalregiaosul/" ] }(function () { var vuplerBAR = document.createElement('script'); vuplerBARSource = window.location.hostname; vuplerBAR.async = true; vuplerBAR.type = 'text/javascript'; var useSSL = 'https:' == document.location.protocol; vuplerBAR.src = 'https://press.hotfix.com.br/_plataforma/api/js/bar.js?source='+vuplerBARSource + '&m='+(new Date()).getMonth()+"&h="+new Date()).getHours(); vuplerBAR.id = "VuplerPortalBAR"; vuplerBAR.data = "tvnews|"; var node = document.getElementsByTagName('head')[0]; node.appendChild(vuplerBAR, node); })();
Sul de Minas tem 36 cidades em lista oficial da 'Rota do Café'
O caminho percorrido pelo café produzido nos estados de Minas Gerais e São Paulo até o Porto de Santos, e todo o desenvolvimento promovido por essa produção nos séculos 19 e 20, foram declarados monumento nacional.
A lei 14.718/2023 publicada nesta sexta-feira (3) no Diário Oficial da União, torna a Rota do Café o 14º lugar no país a receber o título. A informação foi publicada pela Agência Brasil.
Segundo a nova lei, o caminho percorrido por estradas federais e estaduais entre 50 municípios mineiros, ando pela capital de São Paulo, por meio da Rodovia Fernão Dias até o Porto de Santos, pela SP-150, constitui a rota por onde, tradicionalmente, o carregamento do produto ava para ser escoado e comercializado.
Sul de Minas tem 36 cidades em lista oficial da 'Rota do Café', declarada monumento nacional; veja a lista — Foto: Arquivo / Marcelo Camargo / Agência Brasil
Apesar de ter chegado pelo norte do país, pela Guiana sa, de onde vieram as primeiras mudas plantadas no estado do Grão Pará, ainda no século 18, o café encontrou no Sudeste do país a região para prosperar e dominar o mercado como maior produtor mundial.
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), o Brasil exportou, em 2022, mais de 39 milhões de sacas de 60 quilos de café. O consumo interno também é grande e posiciona o país como o segundo maior consumidor de café do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.
Com a medida, parte da história desse produto a a ser um dos monumentos que preservam o patrimônio cultural brasileiro ao lado de outros 13 lugares, como Porto Seguro, na Bahia; Ouro Preto, em Minas Gerais e o Monumento Nacional ao Imigrante, no Rio Grande do Sul.
De acordo com a lei aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a rota inclui os seguintes municípios do Sul de Minas:
Alfenas, sede da UNIFAL e UNIFENAS, duas das melhores Universidades do país está na rota produtora dos melhores cafés do Brasil, além de estar situada às margens dos Lagos de Furnas
Ao atravessar a divisa para São Paulo, a legislação destaca ainda o trecho até a capital paulista percorrido pela Rodovia Fernão Dias e depois até o Porto de Santos, pela SP- 150.
Fonte: Da Redação, Alair de Almeida e G1 Sul de Minas