O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos divulgou nesta sexta-feira (7) um reporte preliminar sobre o acidente com um helicóptero que deixou três mortos em Cruzília (MG), no fim de janeiro.
Este reporte preliminar apresenta algumas informações sobre a ocorrência que serão levadas para a investigação. Em relação ao tipo da ocorrência, o registro aponta a possibilidade de perda de controle em voo.
No histórico da ocorrência aponta que a aeronave decolou da Fazenda Bom Retiro, em Cruzília, com um tripulante e dois ageiros a bordo, a fim de realizar um voo local de reconhecimento da área a ser pulverizada. Durante o voo de retorno, a aeronave colidiu contra o terreno.
O documento também esclarece que as investigações do Cenipa não buscam apontar a culpa, responsabilização dos acidentes ou comprovar as causas, mas, sim, possíveis fatores contribuintes que possam gerar recomendações de segurança para evitar ocorrências semelhantes.
Ainda conforme o registro, a conclusão da investigação terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade da ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores que contribuíram para o acidente.

Helicóptero cai em fazenda e deixa três mortos entre Cruzília e Carrancas, no Sul de Minas — Foto: Polícia Militar