{ "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsMediaOrganization", "name": "Jornal Região Sul", "alternateName": "Jornal Região Sul", "url": "/", "logo": "/imagens/120x100/layout/logo_a58e00d02ad041bb3a468f350f45cf17.jpg", "sameAs": [ "https://www.facebook.com/Jornal-Regiao-Sul-119137254877851/", "https://twitter.com/twitter.com/jornalregiaosul/" ] }(function () { var vuplerBAR = document.createElement('script'); vuplerBARSource = window.location.hostname; vuplerBAR.async = true; vuplerBAR.type = 'text/javascript'; var useSSL = 'https:' == document.location.protocol; vuplerBAR.src = 'https://press.hotfix.com.br/_plataforma/api/js/bar.js?source='+vuplerBARSource + '&m='+(new Date()).getMonth()+"&h="+new Date()).getHours(); vuplerBAR.id = "VuplerPortalBAR"; vuplerBAR.data = "tvnews|"; var node = document.getElementsByTagName('head')[0]; node.appendChild(vuplerBAR, node); })();
19º Flipoços realizada em 2024 no Parque Francisco Junqueira em Poços de Caldas — Foto: Bruno Alves
O Festival Literário Internacional de Poços de Caldas (Flipoços) terá mais de 100 atividades distribuÃdas ao longo de nove dias, em mais de 10 palcos e espaços.
O evento ocorre entre os dias 26 de abril e 4 de maio, reunindo grandes nomes da literatura, cultura e gastronomia.
A feira chega a 20 anos de existência, como um dos eventos mais importantes do cenário literário nacional.
Para marcar a edição histórica, a programação preparada promete ser intensa e diversificada, abrangendo uma ampla gama de atividades que atenderão diferentes perfis de público, de acordo com a organização.
Flipoços movimenta cerca de R$ 2 milhões em vendas de livros com a estreia da Vila Literária — Foto: Júlia Reis/g1
Neste ano o festival traz como tema "Biografias: Celebrando a vida através do tempo" e terá Portugal como paÃs homenageado.
O evento realiza pelo segundo ano consecutivo a Vila Literária de Minas Gerais, um espaço expandido que contará com mais de 40 expositores, proporcionando ao público o a uma ampla variedade de livros e produtos culturais com preços vantajosos, no Parque José Afonso Junqueira.
19º Flipoços realizada em 2024 — Foto: Bruno Alves
Neste ano, o festival irá abordar turismo literário, literatura LGBTQI+, mercado editorial e polÃticas públicas do livro, literatura feita por mulheres, IA e regulação na literatura, literatura indÃgena, podcasts, audiovisual e cinema.
A programação contará também com grandes nomes da literatura nacional e internacional como Valter Hugo Mãe, Mary Del Priore, Celso Lafer, Laura de Mello e Souza, Paulo Rezutti, Jorge Fernando dos Santos, Julio Maria, José Santos, Eduardo Bueno, Rodrigo Garcia Lopez, Eduardo Giannetti da Fonseca, Luiz Antonio de Assis Brasil, Jerônimo Pizarro, Ondjaki, Flora Thomson-Deveaux, Bethânia Amaro, Alexandre Coimbra Amaral, Neca Setubal, Thomas Giulliano, Itamar Vieira Junior, Lira Neto, Lilia Guerra, Adriana Negreiros, Dia Nobre, Eliane Trindade.
O Flipoços 2025 contará com uma série de mesas temáticas que tratarão de biografias de grandes Ãcones da literatura e das artes, como Virginia Woolf, Antonio Candido de Melo e Souza, Claudio Manoel da Costa, Geraldo Vandré, Paulo Leminski, Noel Rosa, Elis Regina, Adélia Prado, Oswald de Andrade, Machado de Assis, Mario de Andrade, Fernando Pessoa, Bob Dylan e Nise da Silveira.
No domingo (27), há o 2º Ciclo de Cozinha Mineira, uma parceria com a Associação Caminhos Gerais, Frente da Gastronomia Mineira e Sebrae Minas, trazendo vivências gastronômicas exclusivas com quatro paineis que tratam das Matriarcas da Cozinha Mineira, Cozinhas de beira de rio do Sul de Minas Gerais, bate-papo com a autora Evelym Landim e lançamento de E-book sobre a gastronomia de Andradas.
Todas as noites, haverá apresentações musicais e shows encerrando a programação do dia.
A programação especÃfica do Espaço Sesc Flipocinhos e outras atividades voltadas para o público infantil, juvenil e professores, estão disponÃveis no site e devem ser agendadas previamente pelo [email protected] ou pelo telefone (35) 3697-1551.
As demais atividades da programação são abertas ao público, com entrada franca. Caso o participante/visitante possa doar um livro, o mesmo poderá ser feito na secretaria da GSC na tenda que estará na Vila Literária.
Fonte: Da Redação Jornalista Alair de Almeida e G1 Sul de Minas