Estudo aponta
novo recorde na
média diária de
novos casos de
Covid-19 no
Sul de Minas e
Alfenas é a
que mais teve aumento
Estudo foi realizado pela Universidade Federal de Alfenas. Em internações e óbitos, a região apresentou tendência de estabilidade. Estudo aponta novo recorde na média diária de novos casos de Covid-19 no Sul de Minas
Novo estudo divulgado pela Universidade Federal de Alfenas (Unifal) aponta um novo recorde na média diária de novos casos de Covid-19 no Sul de Minas. De acordo com o levantamento, a média de novos casos por dia na semana foi de 1.657, até o dia 24 de maio. Até o dia 17, a média era de 1.217 casos diários. Apesar do aumento de casos, a região apresentou tendência de estabilidade em relação às internações e aos óbitos.
Em todo o Estado, a média diária de casos ou de 6.975 para 7.580, refletindo o aumento de casos depois do Dia das Mães e o relaxamento de medidas restritivas. No dia 24 de maio, o Sul de Minas registrou pelo sétimo dia seguido tendência de crescimento de novos casos.
Todas as regionais de saúde da região apresentaram esta trajetória ao longo da semana, com exceção da Regional de Pouso Alegre. Entretanto, a regional iniciou esta semana com tendência de crescimento, assim como as outras.
O levantamento também apontou que este aumento de casos aconteceu após o fim da onda roxa do programa Minas Consciente. Durante a onda roxa, o Sul de Minas apresentou tendência de estabilidade no aumento de novos casos, com média de mil casos diários. Porém, a partir desta última semana, houve esta escalada de novos casos, com média de 1657.
Para os pesquisadores, esse é o cenário mais coerente com o relaxamento da prevenção por parte da população e governos, somado ao período mais frio do ano, novas datas comemorativas em junho, vacinação lenta e maior circulação da variante P1.
Entre as dez cidades mais populosas da região, Alfenas foi a que mais teve aumento na média semanal de casos, com 125%. Em seguida aparece Varginha (107%), São Sebastião do Paraíso (99%), os (89%) e três Pontas (85%). Pouso Alegre e Poços de Caldas registraram queda no crescimento da média semanal de casos.
Estudo aponta novo
recorde na média
diária de novos casos
de Covid-19 no Sul
de Minas
Reprodução/Unifal
Internações e óbitos
Segundo a Unifal, em 2021, a média mensal de mortes por covid-19 foi maior do que a soma da média mensal de mortes por doenças do aparelho circulatório e câncer em 2019. Este dado se repete no Sul de Minas.
Dados do levantamento apontam que no Sul de Minas em cada 10 internações ocorrem 3 mortes (30%) e em cada 100 casos ocorrem 7 internações (7%). Nesta última semana, a região apresentou tendência de estabilidade com relação às internações e óbitos, mas houve crescimento de novas internações (66%) e mortes (91%) na regional de os e de internações (21%) na regional de Varginha.
Com relação às internações nas dez maiores cidades da região nesta semana, Varginha registrou o maior aumento na média semanal com 168%. Em seguida aparece Itajubá (133%), Três Corações (76%) e os (65%). Entre estes municípios, apenas Alfenas registrou queda no crescimento da média diária.
Já quando observamos a média semanal de mortes, vemos um aumento de 317% em os e de 200% em Itajubá. Houve queda em Alfenas, Lavras, Três Corações e Poços de Caldas.