{ "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsMediaOrganization", "name": "Jornal Região Sul", "alternateName": "Jornal Região Sul", "url": "/", "logo": "/imagens/120x100/layout/logo_a58e00d02ad041bb3a468f350f45cf17.jpg", "sameAs": [ "https://www.facebook.com/Jornal-Regiao-Sul-119137254877851/", "https://twitter.com/twitter.com/jornalregiaosul/" ] }(function () { var vuplerBAR = document.createElement('script'); vuplerBARSource = window.location.hostname; vuplerBAR.async = true; vuplerBAR.type = 'text/javascript'; var useSSL = 'https:' == document.location.protocol; vuplerBAR.src = 'https://press.hotfix.com.br/_plataforma/api/js/bar.js?source='+vuplerBARSource + '&m='+(new Date()).getMonth()+"&h="+new Date()).getHours(); vuplerBAR.id = "VuplerPortalBAR"; vuplerBAR.data = "tvnews|"; var node = document.getElementsByTagName('head')[0]; node.appendChild(vuplerBAR, node); })();

Queimadas causam chuva preta em São Sebastião do Paraíso

Chuva muda de cor: agora é preta em São Sebastião do Paraíso, a causa São as queimadas

Por Jornalista Alair de Almeida, Diretor e Editor do Jornal Região Sul em 09/09/2021 às 22:14:14
Registros feitos por moradores da cidade nesta quinta-feira (9) mostram água preta que caiu com a chuva. Moradores de São Sebastião do Paraíso registram 'chuva preta' nesta quinta-feira

Uma forte chuva que caiu na tarde desta quinta-feira (9) em São Sebastião dos Paraíso fez com que os moradores tivessem a sensação de que o dia havia virado noite. Conforme os registros feitos pelos habitantes, a água estava escura e com cheiro de fuligem.

As varandas das casas e alguns quintais, por exemplo, ficaram com o chão sujo devido à água com aspecto escuro que caiu com a chuva.

De acordo com Ana Ávila, que é meteorologista do Cepagri (Centro de Ensino e Pesquisa em Agricultura), a água escura e o cheiro de fuligem se devem às queimadas que têm ocorrido na região.

Queimadas causam "chuva preta" em São Sebastião do Paraíso

Reprodução/EPTV

A meteorologista também destacou que as partículas escuras das queimadas ficam suspensas na atmosfera e podem cair junto com a chuva, assim como ocorreu em São Sebastião do Paraíso.

"Quando as primeiras chuvas vêm, elas trazem essa fuligem, essas partículas bem pequenas que ficaram em suspensão na atmosfera. E é como se a água estivesse suja. Na verdade, a água está bem suja, se colocar em um copo, essa água que cai da chuva, é escura. E ela é reflexo das queimadas que ocorrem na região", disse.

Moradores coletaram água preta que caiu durante chuva em São Sebastião do Paraíso (MG)

Reprodução/EPTV

A especialista ressaltou que a água desta maneira não possui nenhum problema de ser chuva ácida ou alguma questão química que causa problemas de saúde. No entanto, ela destaca o problema ambiental deste tipo de situação.

"Muito provavelmente, se for feita uma análise química dessa chuva, ela não tem problema de chuva ácida, não tem o problema químico que traga problema à saúde. Mas, ela tem o problema ambiental, de se depositar nos rios", falou.

Fonte: G1 Sul de Minas e Prefeituras Municipais

Comunicar erro
Fepi valendo

Comentários

novato