Em Alfenas, funcionários do Hemocentro, que funciona na Santa Casa, estão empenhados em campanhas de captação de sangue, desde quando houve impacto negativo devido à pandemia da Covid-19. E, segundo a enfermeira Geovana de Carvalho, as estratégias têm dado certo.
"Diminuiu um pouco no impacto da diminuição dos doadores que teve com a pandemia. Nós no banco de sangue da Santa Casa de Alfenas atendemos 18 cidades da região. Então a gente tem uma parceria com os hospitais das cidades, tem programas de captação de doadores nessas cidades. Sem essas ações, a queda no estoque poderia chegar a queda de 40% nas doações mensais", contou ela.
Estoques de sangue estão baixos e hemominas teme desabastecimento no estado
"Desde que entrou a pandemia, nós começamos esse trabalho da captação de doadores. Várias medidas foram desenvolvidas para tentar amenizar essa diminuição do número de doadores e essa parceria com os médicos, foi uma das ações adotadas, onde os médicos nos ajudaram muito", citou a enfermeira.
Varginha tenta construção de Hemocentro

Enquanto isso, em Varginha, um local para doações continua sendo um empecilho para a istração Municipal. A cidade não possui um Hemocentro, que está em planejamento para ser construÃdo para 2022. Com isso, a Secretaria Municipal de Saúde achou um caminho intermediário para que a falta de coleta não interferisse nos estoques que a cidade precisa.
A coleta de sangue na cidade estava suspensa desde abril de 2020, quando a pandemia se intensificou. A previsão era que a coleta retornasse em agosto de 2021, mas isso aconteceu apenas em outubro. Agora, será uma vez ao mês, na PoliclÃnica Central.
"Com a implantação da onda roxa pelo governo do estado, o serviço foi suspenso. E de lá pra cá nós temos encaminhado os doadores para Poços de Caldas, fazer então a doação naquela cidade. Há o estudo para a implantação de um posto avançado de coleta, para que tenhamos coleta do sangue, a distribuição e também o processamento, esse é o nosso projeto", disse o prefeito.
Em outubro, 60 pessoas procuraram a unidade de saúde do Centro e a próxima coleta será dia 20 de novembro. É preciso ligar pra fazer o cadastro, pelo telefone (35) 3690-2260.
Coleta de sangue
retornou
na PoliclÃnica Central
de Varginha em outubro.
Ainda de acordo com a Prefeitura, uma nova sede da Hemominas seria inaugurada em Varginha. De acordo com o prefeito Vérdi Lúcio Melo (Avante), o projeto está sendo estudado e a previsão é que a construção seja entregue no segundo semestre de 2022.
"Disponibilizamos dois prédios para a Hemominas, mas nenhum dos dois foi adequado para que pudesse ser feito o serviço. No entanto, já estamos fazendo um projeto para a construção de um prédio especÃfico para implantarmos aqui esse posto que realmente é necessidade do nosso municÃpio", afirmou Vérdi Melo.
"Já conversamos com o pessoal do Hemominas, teremos agora uma visita deles, a uma área que temos próximo ao Hospital Bom Pastor e também no bairro Cidade Nova, uma outra área eu dá pra fazer esse prédio. A nossa Engenharia já está preparando o projeto arquitetônico e eu tenho a convicção de que em meados de 2022 essa construção vai estar pronta e, consequentemente, no segundo semestre de 2022 nós estaremos fazendo essas atividades que vão ser importantes para Varginha e toda região", concluiu o prefeito.
Dia Nacional do Doador de Sangue se aproximaNo dia 25 de novembro, comemora-se o Dia Nacional do Doador de Sangue. A data tem como objetivo agradecer aos doadores pela ação de doar e busca sensibilizar a população para a importância da doação de Sangue.
O mês de novembro foi escolhido por preceder um perÃodo de estoques baixos nos bancos de sangue. A proximidade das férias, de datas comemorativas de fim de ano, carnaval e outros perÃodos de feriados prolongados torna esse mês especialmente importante para promover o ato solidário e regular da doação de sangue, independente de se conhecer ou não pacientes que necessitam de transfusões.
A necessidade de sangue seguro é universal. O sangue é essencial para tratamentos e intervenções urgentes e pode ajudar pacientes que sofrem de condições com risco de vida, além de apoiar procedimentos médicos e cirúrgicos complexos. O sangue também é vital para o tratamento de feridos durante urgências e emergências de todos os tipos
O sangue funciona como um transportador de substâncias de extrema importância para o funcionamento do corpo e não pode ser substituÃdo por nenhum outro lÃquido ou medicamento. Por este motivo a doação é tão importante.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o percentual ideal de doadores para um paÃs esteja entre 3,5% e 5% de sua população. No Brasil, esse número é preocupante, pois não chega a 2%. Esta quantidade, ainda sofre uma queda alarmante durante os feriados e as férias.
Quem pode doarPessoas entre 16 e 69 anos. Mas, atenção: se o candidato à doação de sangue tem entre 16 e 17 anos somente poderão doar se acompanhados dos responsáveis legais ou portando autorização formal. Maiores de 60 anos somente poderão doar caso já tenham realizado uma doação antes e apresente comprovante.
Quem tem e está com boa saúde;Quem pesa acima de 50 kg;Quem dormiu bem na noite anterior à doação;Mulheres, mesmo se menstruadas ou em uso de anticoncepcionais.Quem não pode doarQuem teve hepatite após os 11 anos de idade;Quem tomou a Vacina contra a COVID-19 deve aguardar 7 dias para doação;Quem teve COVID-19 deve aguardar 30 dias após a Alta da quarentena;Quem tem exposição a situações de risco acrescido para doenças sexualmente transmissÃveis;Quem teve gripe, resfriado ou diarreia nos sete dias anteriores à doação;Quem ingeriu bebida alcoólica nas últimas 12 horas anterior à doação;Quem já usou alguma vez drogas injetáveis;Quem apresenta ferimento ainda não cicatrizado;Quem estiver grávida ou em perÃodo de amamentação. Após o parto normal é necessário aguardar três (3) meses e após cesárea, seis (6) meses;Quem fez qualquer exame endoscópico nos últimos seis (6) meses;Quem fez cirurgia por laparoscopia, artroscopia ou exames de: endoscopia, colonoscopia ou broncoscopia; nos últimos seis (6) meses;Quem fez tatuagem, maquiagem definitiva ou piercing nos últimos 12 meses;Quem fez tratamento dentário recente (a pessoa pode ser impedida de doar por um perÃodo de 1 a 30 dias, conforme o caso).Lembrando que é necessário apresentar um documento original oficial de identidade com foto (Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, Certificado de Reservista, Carteira Nacional de Habilitação).