Covid-19: Sobe para 32 o número de casos confirmados na UEMG, em os
O avanço da COVID-19 em Minas
Covid-19:
Sobe para
32 o número
de casos
confirmados na UEMG, em os
Segundo a assessoria de imprensa, 25 são funcionários istrativos da universidade e 17 são funcionários terceirizados. Os dados foram atualizados na manhã desta quarta-feira (19) pela instituição. Covid-19: Sobe para 32 o número de casos confirmados na UEMG, em os, MG
UEMG-Universidade de Minas Gerais, unidade de os: 32 contaminações da COVID-19
Subiu para 32 o número de funcionários que testaram positivo para a Covid-19 na Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), em os (MG). Segundo a assessoria de imprensa, destas 32 pessoas, 25 são funcionários istrativos da universidade e 17 são funcionários terceirizados.
Devido ao surto da doença, 68 profissionais, entre funcionários efetivos e terceirizados, estão afastados do trabalho presencial. Os dados foram atualizados na manhã desta quarta-feira (19) pela instituição.
Segundo a UEMG, entre o quadro de funcionários istrativos há 15 pessoas que testaram positivo para a Covid-19; 23 que tiveram contato direto com estas pessoas e duas que tiveram contato direto e estão com sintomas gripais. Além disso, uma pessoa está com sintomas gripais e não teve contato com as pessoas que estão infectadas.

Foto arquivo
Já entre os funcionários terceirizados, que são os responsáveis pela limpeza, segurança e serviços gerais, há 17 pessoas positivadas. Além delas, oito já fizeram o teste para a Covid-19 e testaram negativo, mas estão com sintomas gripais e duas estão com sintomas gripais e aguardam para a realização do teste.
Por meio de nota (leia abaixo), a Uemg informou que segue o protocolo de segurança informado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), no qual os servidores com suspeita de Covid-19 são orientados a buscar o imediato afastamento. A universidade também reforçou que as medidas sanitárias de prevenção ao contágio da doença seguem sendo obrigatórias no campus.
A nota completa da UEMGA Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) informa que em nenhum momento houve orientação para que os servidores com sintomas gripais continuassem a trabalhar de forma presencial. A UEMG segue o protocolo de segurança informado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), no qual os servidores com suspeita de covid-19 são orientados a buscar o imediato afastamento, com o objetivo de proporcionar uma retomada segura e gradual do trabalho presencial no âmbito deste órgão.
Nesse contexto, ressaltamos que as orientações estão contidas na Orientação de Serviço SEPLAG/SUGESP nº 04/2021. A orientação prevê que, caso apresente sintomas característicos da covid-19, o servidor deverá comunicar imediatamente o fato à chefia imediata. Os afastamentos de servidores em razão de sintomas de covid-19 serão realizados por meio de licença para tratamento de saúde — LTS.
O funcionamento das Unidades Acadêmicas da UEMG é de responsabilidade da direção local, que leva em consideração a situação da pandemia no município e as decisões das autoridades locais. A UEMG acompanha as deliberações do Comitê Extraordinário COVID-19 e assim que houver novas orientações a comunidade acadêmica será imediatamente informada.
Em relação às medidas de prevenção à covid-19, o Governo de Minas informa que monitora todos os casos de suspeita e confirmação de covid-19 nas repartições estaduais. As medidas sanitárias de prevenção ao contágio da doença seguem sendo obrigatórias em todos os órgãos, como a constante higienização das mãos e a utilização de máscaras de proteção de forma correta, cobrindo a boca e o nariz, em todos os espaços públicos, sejam eles abertos ou fechados. Essas ações são constantemente divulgadas aos servidores, visando impedir a propagação da covid-19 e com o intuito de zelar pela segurança e saúde de todos os funcionários.