{ "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsMediaOrganization", "name": "Jornal Região Sul", "alternateName": "Jornal Região Sul", "url": "/", "logo": "/imagens/120x100/layout/logo_a58e00d02ad041bb3a468f350f45cf17.jpg", "sameAs": [ "https://www.facebook.com/Jornal-Regiao-Sul-119137254877851/", "https://twitter.com/twitter.com/jornalregiaosul/" ] }(function () { var vuplerBAR = document.createElement('script'); vuplerBARSource = window.location.hostname; vuplerBAR.async = true; vuplerBAR.type = 'text/javascript'; var useSSL = 'https:' == document.location.protocol; vuplerBAR.src = 'https://press.hotfix.com.br/_plataforma/api/js/bar.js?source='+vuplerBARSource + '&m='+(new Date()).getMonth()+"&h="+new Date()).getHours(); vuplerBAR.id = "VuplerPortalBAR"; vuplerBAR.data = "tvnews|"; var node = document.getElementsByTagName('head')[0]; node.appendChild(vuplerBAR, node); })();

Eleições 2022: Poços de Caldas tem maior número de eleitores com deficiência no Sul de MG

Por Jornalista Alair de Almeida, Diretor e Editor do Jornal Região Sul em 19/07/2022 às 21:05:28
Município possui 1.353 pessoas com deficiência aptas a votar, um aumento de 13% em relação ao pleito de 2018. Eleições 2022: Poços de Caldas tem maior número de eleitores com deficiência no Sul de MG

Poços de Caldas possui o maior colégio eleitoral do Sul de Minas e é também a cidade com o maior número de eleitores com deficiência. O município possui 1.353 pessoas com deficiência aptas a votar nas Eleições 2022, um aumento de 13% em relação ao pleito de 2018.

A cidade tem exatamente 121.976 pessoas em condições de votar esse ano. Poços de Caldas também possui o maior número de eleitores com mais de 70 anos: 14.740.

Para garantir ibilidade, todas as urnas eletrônicas possuem sistema braile. Nas seções com ibilidade são disponibilizados fones de ouvido para o eleitor que possua deficiência visual possa receber sinais sonoros com indicações do número escolhido e retorno do nome do candidato em voz. Das quase 400 seções eleitorais de Poços de Caldas, 29 foram consideradas íveis.

"Quando a pessoa procura o Cartório Eleitoral para ou fazer a revisão de dados ou revisão de domicílio eleitoral, transferência, ou até mesmo o primeiro alistamento. Nesse momento, a pessoa que tem algum tipo de dificuldade de locomoção ou algum tipo de deficiência pode declarar, não é obrigatório. A gente incentiva que seja feita a declaração, porque temos as seções preparadas, chamadas de seções especiais, que possuem melhores condições de ibilidade com rampas de o, estacionamento específico, portas mais largas, piso especial", explicou o chefe do Cartório, Antônio Carlos de Sousa Pereira.

O eleitor que possuía deficiência também pode contar com ajuda de uma pessoa de confiança para ajudá-la a votar.

"Essa pessoa pode ajuda-lo a votar, ir até a cabine de vitação e fazer a votação. Há impedimentos como essa pessoa [acompanhante] não poder ser candidato, não ser da Justiça Eleitoral e nem pode pertencer a partidos políticos. São impedimentos legais que existem. Sugerimos que seja uma pessoa de confiança, da própria família, que tenha confiança", salientou o chefe do Cartório.

Eleições 2022: Poços de Caldas tem maior número de eleitores com deficiência no Sul de MG

A partir desta semana os eleitores com deficiência, que votam em locais com pouca ou nenhuma ibilidade, podem solicitar a alteração do local de votação e dessa forma votar em uma seção especial com ibilidade. O pedido deve ser feito nos cartórios eleitorais até dia 18 de agosto. O pedido é temporário e pode ser feito também por quem tem dificuldades de locomoção.

"Usar uma cadeira de rodas em um ambiente que não está preparado é sempre um desafio. Um desafio que não deveria existir. Muitas vezes chegamos em algum determinado local para votar, é muito comum ter um carro parado na rampa, o único portão de o um pouco mais largo, já que uma porta estreita acaba impedindo a agem de uma cadeira de rodas. São coisas que fazem toda a diferença", pontuou o autônomo Leandro Martins.

O vice-presidente da Associação dos Deficientes Visuais (AADV) de Poços de Caldas destaca, ainda, as dificuldades de ibilidade enfrentadas nas ruas.

"As calçadas com objetos ou quebradas, obras que estão sendo feitas e não possuem tapumes adequados, isso vai dificultando. E prédios que ainda não estão íveis", falou Rogério Faria.

O vice-presidente da AADV fala sobre a necessidade de mais políticas públicas para garantir ibilidade.

"Para que tenhamos a oportunidade de trabalho, de colocação profissional, aprimorar a educação para os deficientes, para que sejam cidadãos comuns, pagadores dos impostos, e não haja necessidade de prover a vida de cada um. Que ele tenha profissão, trabalho e possa formar sua família e trabalhar como todos os outros", disse.

A produção da EPTV, afiliada Rede Globo, entrou em contato com a Prefeitura de Poços de Caldas. Em nota, a assessoria informou que, "em relação às eleições, com o intuito de promover a inclusão e facilitar a votação de pessoas com deficiência, a prefeitura sempre em parceria com o Cartório Eleitoral tem as melhores estratégias de pontos de votação em que os locais são totalmente preparados e de fácil o a quem necessita".

Fonte: G1 Sul de Minas e Prefeitura Municipal

Comunicar erro
Fepi valendo

Comentários

novato