Alunos da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) foram até Amsterdã para competição internacional sobre drones autônomos. Equipamentos foram extraviados durante a viagem. Estudantes da Unifei têm bagagem com drones extraviada em viagem para o exterior
Estudantes da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) tiveram uma bagagem com drones extraviada durante a viagem para uma competição na Holanda. Os alunos perderam a primeira etapa do torneio de drones autônomos por conta da falta dos equipamentos. Eles não possuem previsão para a chegada dos materiais em Amsterdã.
Os estudantes de engenharia da Unifei deixaram Brasil na última sexta-feira (9), pelo Aeroporto de Guarulhos rumo à Holanda, onde acontece a maior competição de drones autônomos do mundo.
Os alunos fizeram escala em Londres, na Inglaterra, antes de desembarcarem na Holanda. De acordo com eles, desde que chegaram na capital holandesa fizeram contato com a companhia aérea, que, segundo eles, informou que eles receberiam os quatro drones extraviados no no alojamento em que estão na cidade de Delft.
Os equipamento, entretanto, ainda não chegaram, conforme explicou o estudante LuÃs Felipe Buzo.
"Inicialmente, a equipe procurou a empresa terceirizada. Nos deram um formulário, que foi preenchido e foram dadas informações de hospedagem na Holanda. A partir destas informações, eles iriam fazer a entrega diretamente na nossa hospedagem. Essa entrega ainda não foi feita, tentados contato e não nos dão informações de onde está localizada a bagagem", falou.
Estudante de MG conta sobre drones extraviados durante viagem para competição na Holanda
Buzo destacou, ainda, que ele e os outros estudantes, que integram a equipe Black Bee Drones, perderam a primeira etapa da competição. Ele salientou que vão conseguir participar da segunda etapa, pois conseguiram drones emprestados.
"Por conta disso, perdemos a primeira etapa da competição e teremos uma segunda etapa, que vamos conseguir competir porque uma equipe holandesa nos emprestou equipamentos", falou.
A Black Bee Drones é a única equipe mineira na competição e uma das poucas formada somente por estudantes de graduação. Outras duas equipes brasileiras participam do torneio: a de uma universidade de São Paulo e a de uma universidade de BrasÃlia.
A assessoria de comunicação da Unifei informou que o departamento jurÃdico da universidade e a diretoria de relações internacionais avaliam como podem auxiliar a equipe neste momento. Como medida de segurança, a instituição busca contato com a companhia aérea.