{ "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsMediaOrganization", "name": "Jornal Região Sul", "alternateName": "Jornal Região Sul", "url": "/", "logo": "/imagens/120x100/layout/logo_a58e00d02ad041bb3a468f350f45cf17.jpg", "sameAs": [ "https://www.facebook.com/Jornal-Regiao-Sul-119137254877851/", "https://twitter.com/twitter.com/jornalregiaosul/" ] }(function () { var vuplerBAR = document.createElement('script'); vuplerBARSource = window.location.hostname; vuplerBAR.async = true; vuplerBAR.type = 'text/javascript'; var useSSL = 'https:' == document.location.protocol; vuplerBAR.src = 'https://press.hotfix.com.br/_plataforma/api/js/bar.js?source='+vuplerBARSource + '&m='+(new Date()).getMonth()+"&h="+new Date()).getHours(); vuplerBAR.id = "VuplerPortalBAR"; vuplerBAR.data = "tvnews|"; var node = document.getElementsByTagName('head')[0]; node.appendChild(vuplerBAR, node); })();

Dados apontam aumento de casos e mortes por Covid-19 no Sul de Minas; Poços de Caldas registrou mais casos

Por Jornalista Alair de Almeida, Diretor e Editor do Jornal Região Sul em 12/12/2022 às 21:29:13
Poços de Caldas foi a cidade com maior registro de novos casos, 743 nos últimos 10 dias, conforme boletins divulgados pelo Estado. Alta de casos de Covid-19 preocupa na Saúde em Poços de Caldas

Dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) apontam aumento do número de casos e mortes por Covid-19 no Sul de Minas pela quinta semana consecutiva. Poços de Caldas foi a cidade com maior registro de novos casos, 743 nos últimos 10 dias, conforme boletins divulgados pelo Estado.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, muita gente não tem buscado a vacina para completar o esquema de imunização e aí acabam ficando mais vulneráveis. Para se ter uma ideia, de outubro para novembro, a quantidade de novos registros da doença deu um salto de mais de 2.500%.

Os números da doença em Poços de Caldas nos últimos meses chamam atenção. Em outubro, a cidade registrou 47 casos. Em novembro, o número disparou: foram 1.227 novos casos, um aumento de mais de 2.510% de um mês para o outro.

A chegada do mês de dezembro mostrou que o número de novos casos de Covid-19 continua subindo. Do dia 1º até o dia 9 de dezembro, a última sexta-feira, a cidade já tinha registrado 661 casos, mais da metade de todos os registrados em novembro.

Poços de Caldas é a cidade que registrou mais casos de Covid-19 nos últimos 10 dias no Sul de MG

Prefeitura de Poços de Caldas

Se por um lado os números da doença crescem, a estatística dos moradores vacinados com as doses de reforço não. A Secretária de Saúde da cidade explica que é alto o número daqueles que não estão em dia com a vacina.

"A gente está com um número de faltosos enorme, chegando a 68% dos adolescentes, 24% de 18 anos a mais, isso para o primeiro reforço e mantemos ainda 44%, 43%, dos adultos acima dos 40 anos que não buscaram o segundo reforço. Ressalto a importância dos imunizantes, foi exatamente as vacinas que diminuíram a letalidade pela transmissão da Covid, dos casos, é necessário que tenhamos a paciência coletiva e que possamos proteger todos", disse a secretária interina de Saúde, Rosilene Faria.

A chegada das festas de fim de ano preocupam os médicos. "A gente acabou de sair das reuniões de Copa do Mundo, confraternizações de fim de ano, daqui a pouco Natal, Ano Novo, férias, então uma conjuntura de fatores que vai levar mesmo o vírus a circular mais, então a gente enquanto puder usar máscara, principalmente em locais fechados usar, evitar na medida do possível as aglomerações e proteger essas pessoas que são mais suscetíveis", disse a infectologista Lívia Teixeira Vitale.

Ela reforça que para os idosos e as pessoas que tratam algum tipo de doença, a prevenção é de extrema importância.

"Se você for visitar avô, avó, pessoal mais velho, usa máscara quando for visitar, e essas pessoas estou vendo muito idoso em supermercado, em locais fechados não usando máscara e elas são fundamentais", disse a infectologista.

"Pessoas com inúmeras comorbidades, idosos, que tenham mais cuidado, porque esse é o grupo que agrava mais e a vacina veio para reduzir essa questão da letalidade", completou a secretária de Saúde, Rosilene Faria.

Fonte: G1 Sul de Minas e Prefeituras Municipais8

Comunicar erro
Fepi valendo

Comentários

novato