
"Há uns 15 anos atrás era desse nível, quando tinha balsa, tudo. Mas agora tá bem cheio", comentou o aposentado Norivaldo Carlos Vasconcelos.

Rio Grande chega a quase 100% do volume e atrai turistas entre os e São João Batista do Glória — Foto: Reprodução EPTV
"Nós que trabalhamos aqui, andamos aqui, já sentimos o efeito da quantidade de repovoamento de alevinos. Isso significa para nós a quantidade de peixes que sobreviveram à desova. Não vou dizer que no final do ano está cheio de peixe, isso é um resultado para dois, três anos, com certeza o rio vai voltar a ter aquela quantidade de peixes que tinha, e que estava praticamente exterminado por falta de água. Hoje os peixes, a gente percebe que estão sobrevivendo na primeira etapa de vida deles", explicou o integrante da colônia de pescadores de os, Nilton da Silva Machado.
O cenário atual é muito diferente dos anos anteriores. Em setembro de 2021, o Rio Grande atingiu um dos piores volumes, com uma marca de apenas 17%. O Rio Grande cheio também é sinônimo de maior faturamento para comerciantes.

Rio Grande chega a quase 100% do volume e atrai turistas entre os e São João Batista do Glória — Foto: Reprodução EPTV
O Rio Grande é um dos principais que desaguam no Reservatório de Furnas. O lago hoje está com 99,59% do seu volume útil.