O sistema é chamado de "Free Flow", também conhecido como pedágio sem praça física, sem cancela e funciona como uma cobrança eletrônica automática da tarifa.
{ "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsMediaOrganization", "name": "Jornal Região Sul", "alternateName": "Jornal Região Sul", "url": "/", "logo": "/imagens/120x100/layout/logo_a58e00d02ad041bb3a468f350f45cf17.jpg", "sameAs": [ "https://www.facebook.com/Jornal-Regiao-Sul-119137254877851/", "https://twitter.com/twitter.com/jornalregiaosul/" ] }(function () { var vuplerBAR = document.createElement('script'); vuplerBARSource = window.location.hostname; vuplerBAR.async = true; vuplerBAR.type = 'text/javascript'; var useSSL = 'https:' == document.location.protocol; vuplerBAR.src = 'https://press.hotfix.com.br/_plataforma/api/js/bar.js?source='+vuplerBARSource + '&m='+(new Date()).getMonth()+"&h="+new Date()).getHours(); vuplerBAR.id = "VuplerPortalBAR"; vuplerBAR.data = "tvnews|"; var node = document.getElementsByTagName('head')[0]; node.appendChild(vuplerBAR, node); })();
Aqui no Brasil, a tecnologia começou a funcionar em março de 2023 e, desde então, tem avançado nas rodovias do país. A MG-459 será a primeira do estado a ter esse sistema de pagamento
.
Trecho da MG-459 será primeiro do estado a adotar cobrança de pedágio sem praça física — Foto: Reprodução
A tecnologia será implantada em caráter experimental pela EPR Sul de Minas, em parceria com a Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) no Km 12,7, em Monte Sião.
O sistema vai permitir o fluxo contínuo de veículos, com mais segurança e fluidez, além de trazer benefícios como agilidade e redução dos impactos ambientais.
As obras para a montagem da estrutura do pedágio começaram neste mês. A previsão é de que em abril as cobranças comecem através do sistema "Free Flow".
Trecho da MG-459 será primeiro do estado a adotar cobrança de pedágio sem praça física — Foto: Divulgação EPR
Fonte: G1 Sul de Minas e Da Redação