Novo pleito foi marcado após vencedor ter registro de candidatura indeferido. Dois candidatos concorrem à prefeitura nas eleições marcadas para 13 de junho. Candidatos a prefeito de Campestre (MG) inicial campanha eleitoral para eleições marcadas para junho
Montagem G1
Eleição para prefeito de Campestre está marcada para o dia 13 de junho e dois candidatos iniciaram a campanha pela prefeitura. Eles saíram às ruas neste sábado (15). O pleito foi remarcado devido ao registro de candidatura de Nivaldo Donizete Muniz, o Zetinho (PSDB) ser indeferido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A nova eleição era para ter ocorrido em abril, mas foi adiada por conta da onda roxa.
Campestre tem pouco mais de 20,5 mil habitantes e entra novamente em período de campanha eleitoral pra escolher o novo prefeito da cidade. Concorrem ao cargo Marquinho Turquinho (DEM) e Rafael Cássio dos Santos (PV).
Candidatos a prefeito de Campestre saem às ruas em campanha eleitoral
Marquinho Turquinho (DEM)
Marquinho Turquinho (DEM) é candidato a prefeito de Campestre e iniciou campanha eleitoral
Reprodução/EPTV
Da coligação "Construindo Uma Nova História", o candidato é o atual prefeito interino Marco Antonio Messias Franco, o "Marquinho Turquinho", de 53 anos, do Democratas.
No ano ado, Marquinho foi reeleito vereador e, no início de 2021, ao ser eleito presidente da Câmara, assumiu o Executivo. O candidato aproveitou a manhã deste sábado (15) para colar adesivos no carros de apoiadores.
“A primeira preocupação nossa maior é na área da saúde. Vamos melhorar o pronto-atendimento, vamos dar melhora na área da saúde. E vamos também focar na educação, porque provável que no meio do ano devem voltar as aulas. E o esporte e o lazer para cidade e nossa zona rural”, disse o candidato.
O vice da chapa é Doutor Zenun, também do democratas, que já foi vice-prefeito da cidade.
Rafael Cássio dos Santos (PV)
Rafael Cássio dos Santos (PV) é candidato a prefeito de Campestre (MG) e iniciou campanha eleitoral
Reprodução/EPTV
Já pela coligação "Vontade Popular", o ex- vice-prefeito Rafael Cássio dos Santos, de 37 anos, concorre ao cargo pelo Partido Verde.
Rafael é funcionário público e também já ocupou o cargo de Secretário Municipal de Transportes. O candidato fez campanha neste sábado na área central da cidade. Ele cumprimentou e conversou com alguns moradores da cidade.
“Vou me dedicar ao produtor rural, porque hoje o produtor rural está esquecido. A minha meta é retomar todas as obras que estão paradas desde janeiro até hoje. Esse é o meu propósito, o de dar comodidade para população campestrense, principalmente na área da saúde, por causa da pandemia, e depois vem esporte, educação, cultura, lazer”, disse o candidato.
A candidata a vice na chapa é a professora e atualmente vereadora Juliana Ipólita Nogueira também do Partido Verde.
Eleição em Campestre
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indeferiu o registro de candidatura de Nivaldo Donizete Muniz, o Zetinho (PSDB), para o cargo de prefeito de Campestre (MG) e determinou a realização de novas eleições no município. O registro foi rejeitado pelo tribunal por 7 votos a 0.
Zetinho havia sido eleito com 52,18% dos votos válidos ou 6.566 votos. Ele derrotou Elias da Farmácia (PTB), que ficou em segundo lugar com 47,82% (6.018 votos). No entanto, a candidatura de Zetinho já estava "sub júdice".
Conforme denúncia do Ministério Público Eleitoral, o candidato, então prefeito de Campestre, cometeu ato de improbidade istrativa ao se utilizar de um processo de desapropriação para promover o enriquecimento ilícito de terceiro.
Com o indeferimento, novas eleições foram marcadas. Inicialmente, o pleito estava marcado para 11 de abril, mas acabou adiado por conta da onda roxa do Minas Consciente. A votação foi marcada, então, para o dia 13 de junho.
Com o início do novo período eleitoral, os dois candidatos ao cargo iniciaram a campanha pelas ruas de Campestre. A eleição marcada para o dia 13 de junho ocorre das 8h às 17h.
VÍDEOS: Veja tudo sobre o Sul de Minas
Veja mais notícias da região no G1 Sul de Minas