{ "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsMediaOrganization", "name": "Jornal Região Sul", "alternateName": "Jornal Região Sul", "url": "/", "logo": "/imagens/120x100/layout/logo_a58e00d02ad041bb3a468f350f45cf17.jpg", "sameAs": [ "https://www.facebook.com/Jornal-Regiao-Sul-119137254877851/", "https://twitter.com/twitter.com/jornalregiaosul/" ] }(function () { var vuplerBAR = document.createElement('script'); vuplerBARSource = window.location.hostname; vuplerBAR.async = true; vuplerBAR.type = 'text/javascript'; var useSSL = 'https:' == document.location.protocol; vuplerBAR.src = 'https://press.hotfix.com.br/_plataforma/api/js/bar.js?source='+vuplerBARSource + '&m='+(new Date()).getMonth()+"&h="+new Date()).getHours(); vuplerBAR.id = "VuplerPortalBAR"; vuplerBAR.data = "tvnews|"; var node = document.getElementsByTagName('head')[0]; node.appendChild(vuplerBAR, node); })();

Lago de Furnas atinge mais de 90% de volume útil e tem maior nível dos últimos 10 anos

Por Jornalista Alair de Almeida, Diretor e Editor do Jornal Região Sul em 21/01/2023 às 20:45:10
Capacidade registrada neste sábado (21) foi de 90,08%. Marca não era registrada desde 2012, quando Furnas estava com 94,59% Represa de furnas atinge mais de 90% de volume útil

O Lago de Furnas registrou neste sábado (21) o melhor volume útil dos últimos 10 anos. A capacidade hoje é de 90,08%. A marca não era registrada desde 2012, quando Furnas estava com 94,59%

Os dados são do Operador Nacional do Sistema Elétrico. Esta é a terceira melhor marca já registrada em Furnas. Em abril de 2011, o nível do lago chegou a 99,05%, a maior já registrada até hoje. Em fevereiro do ano seguinte, a capacidade era de 94,59%.

De acordo com a última medição divulgada pelo ONS, o reservatório opera atualmente com 766,8 metros de água.

De acordo com a última medição divulgada pelo ONS, o reservatório opera atualmente com 766,8 metros de água. Com a água nesse patamar, o movimento de turistas é diferente em pousadas e restaurantes na beira do lago.

Lago de Furnas atinge mais de 90% de volume útil

"O nível do lago está maravilhoso, o espelho d"água repleto, trazendo benefícios para a nossa sociedade, no sentido de geração de emprego e renda. Movimenta a economia, isso é muito importante. Isso dá sustentabilidade econômica e dá garantia também de um lago mais estável ao longo do ano. Ele começando cheio no 1º semestre, é sinônimo que ele permaneça cheio no 2º semestre quando nós teremos o período seco", afirmou o secretário executivo da Alago, Fausto Costa.

Muitos torcem para que a cota mínima de 762 metros acima do nível do mar seja sempre mantida, afinal, lago cheio é sinônimo de emprego e renda.

"A gente vive em torno da água. Muita gente depende dela para sobreviver, como pesca. A gente aqui depende dela pelo movimento do restaurante. É tipo uma engrenagem. Uma coisa leva a outra", Natan Martini, empresário.

Fonte: G1 Sul de Minas e Prefeituras Municipais

Comunicar erro
Fepi valendo

Comentários

novato