O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mesmo sem ter apresentado sintomas e sem ter feito exame, se impôs quarentena por causa do novo coronavírus. O petista voltou da Europa recentemente e teme ter sido infectado. As informações são da jornalista Mônica Bergamo, em seu blog na Folha de S. Paulo.
Lula cancelou reuniões e tem recebido poucas pessoas em encontros s. Desde que deixou a prisão, em novembro do ano ado, o petista tem trabalhado na articulação do Partido dos Trabalhadores (PT) de olho nas eleições de 2020, marcadas para o próximo mês de outubro em todo o país.
O petista ou 15 dias na Europa e visitou diversos país, onde se encontrou com autoridades, intelectuais e ativistas. Na França, o ex-presidente recebeu o título de Cidadão de Paris.
As pessoas que acompanharam Lula na viagem realizaram testes, que deram negativo. Aos 74 anos, o ex-presidente se encontra no grupo de risco. Ou seja, parcela da população mais vulnerável ao contágio com o novo coronavírus.
Coronavírus na política?
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) visitou os Estados Unidos recentemente com uma comitiva. Bolsonaro realizou testes que deram negativo. Apesar disso, o presidente deve realizar um novo exame nesta terça-feira (17). 13 pessoas que integravam sua comitiva já testaram positivo para o novo coronavírus.
Romeu Zema (Novo), governador de Minas Gerais, está isolado por ter tido contado com uma pessoa infectada com o covid-19. Ele já realizou exames e aguarda o resultado.
O deputado Cezinha da Madureira (PSD-SP) testou positivo, nesta segunda-feira (16). Ele é o primeiro deputado federal infectado. O parlamentar não viajou ao exterior, mas teve contato com o senador Nelsinho Trad (PSD-MS), que é um dos infectados dentro da comitiva do presidente Jair Bolsonaro que esteve nos EUA.